fbpx

Notícias Campinas

Portal de Notícias da RMC

Cão “Flecha”, da GM, conquista 1ª lugar no Torneio de Ações Especiais K-9

A Guarda Municipal de Campinas foi destaque na terceira edição do “Torneio Ações Especiais K-9”. O cão “Flecha” conquistou o 1º lugar na categoria “faro”. O campeão tem como condutor o GM Thiago Rodrigues Silva, do canil da GM Campinas . A competição ocorreu no último domingo, dia 18 de agosto, no Estádio Moisés Lucarelli e reuniu 67 cães militares e policiais, adestrados para ações de patrulha e de faro para a detecção de entorpecentes.

 

O evento, organização do 1º Batalhão de Ações Especiais (Baep) da Polícia Militar, reuniu diversas famílias e contou com atrações como praça de alimentação com food trucks, sorteio de brindes e premiação para os participantes. 


 

Segundo os organizadores, o número de animais inscritos fez da competição a maior da categoria na América Latina, segundo o organizador do evento, tenente PM João Cláudio Corrente, adestrador e comandante do Canil do 1º Baep. 

 

Segurança e proteção

 

As provas da terceira edição do Torneio Ações Especiais K-9 demonstraram ao público as várias ações que os cães são adestrados para desenvolver como apoio à segurança pública e à proteção. Na categoria militar, participaram animais de polícias e guardas municipais de diversos Estados e também das Forças Armadas. Já na categoria civil, os cães eram de criadores e adestradores particulares.

 

Entre os animais da GM que competiram na prova de faro para detecção de substâncias estiveram o cão Naruk, guiado pelo com GM Bathuel, e o cão Flecha, com GM Thiago Rodrigues. Os dois animais são cães pastores Belga de Malinois. Na modalidade proteção, competiram novamente o cão Naruk, com o GM Bathuel, ao lado do cão Klaus, guiado pelo GM Afonso, e o cão Zeus, com o GM Risso, sendo estes dois últimos da raça Rottweiler.

 

A maioria dos cães inscritos são da raça Pastor Belga Malinois, mas há participantes das raças Pastor Alemão, Labrador, Rottweiler, Pastor Holandês e Golden Retriever.