Nossa Cidade
Emdec treina condutores em simulador de pilotagem para motociclistas com situações reais
Teve início na manhã desta quarta-feira, 22 de maio, um treinamento presencial, com uso de simulador, que será realizado com 62 profissionais de entrega por aplicativo. Um evento de dois dias, realizado por meio da parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e o IFood.
O evento teve abertura às 10h, no Centro Educativo da Emdec, com a presença do presidente da Empresa Vinicius Riverete, do secretário de Transportes, Fernando de Caires, de Johnny Borges e Rafael Tortaroti, respectivamente, diretor de Impacto Social e gerente de Segurança Viária do Ifood, empresa que tem no delivery seu principal foco de atuação.
No evento, os participantes simulam por cerca de 10 minutos situações reais do trânsito; passam por um circuito, com a orientação de instrutores e recebem informações sobre temas como postura, ponto cego, frenagem e velocidade. O evento continua na quinta-feira, 23.
Agentes da Mobilidade Urbana, instrutores da Emdec, também participaram para contribuir com o treinamento. Foi a própria IFood que solicitou a integração de agentes/instrutores da Emdec para participarem das atividades, com objetivo de conhecer e avaliar o treinamento, agregando sugestões e promovendo a multiplicação dos conhecimentos.
Atividade do Maio Amarelo
Essa foi mais uma das ações do Maio Amarelo, organizado pela Emdec e teve como objetivo colaborar na conscientização de motociclistas, em parceria com o IFood. Na quinta-feira a atividade terá início às 8h30 e vai até as 18h30, quando a Emdec continuará recebendo em sua sede motociclistas entregadores do aplicativo para este treinamento prático, que reproduz os fatores de risco, encontrados nas ruas e incorpora como deve ser a condução de uma motocicleta em diversas situações, de forma segura. Sempre com o acompanhamento de um instrutor.
Na ocasião da abertura o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, ressaltou a aproximação da Empresa com o Ifood, o que acontece desde 2021, e destacou a importância desta parceria para a segurança viária. “A frota de motocicletas no Brasil é de cerca de 33 milhões. O IFood representa uma pequena fatia desta quantidade, mas como é um serviço ativo, reunindo cerca de 300 mil motocicletas, pode ser muito útil como exemplo de atuação no trânsito e esta experiência nossa aqui é um exemplo disso”.
Vinícius chamou a atenção para a importância do “engajamento de empresas como o IFood na orientação de seus colaborares para uso de equipamentos regulares em suas motos, para evitar sua apreensão, afinal uma moto apreendida significa a perda da condição para trabalhar”.
“Entendemos que diminuir sinistros de trânsito precisa envolver diversos agentes e nós queremos ser parte dessa solução, que precisa ser conjunta. Nossa principal missão é zerar mortes e lesões graves de entregadores no trânsito. Assim, atualmente, testamos alavancas de mudança comportamental, focadas na redução de velocidade, com dados em tempo real durante as rotas de entrega” comentou Rafael Tartaroti, gerente de Segurança Viária do IFood.
Conscientização sobre segurança no trânsito
Para marcar o início das atividades da nova área, o IFood está desenvolvendo diversas ações durante o Maio Amarelo. Recentemente, no âmbito da gerência de Segurança Viária anunciou a criação da área Visão Zero, reforçando sua atuação pela paz no trânsito com atuações que aproximam este setor da empresa à atuação da Emdec.
Entre os objetivos da nova divisão da companhia, está reforçar iniciativas para prevenção de acidentes envolvendo os entregadores, testar alavancas que ajudem a mudar comportamento no trânsito para quem está em rota de entrega, fomentar a aproximação da companhia com o poder público para colaboração em soluções viárias e criar ações voltadas à conscientização de toda a sociedade sobre a importância da educação no trânsito.