Connect with us

Emprego

“Fale mais sobre você”: os diferentes tipos de entrevistas de emprego. E, como se sobressair em cada um

Candidato precisa se preparar de forma diferente, destacando aspectos específicos para conversas com RH, gestão da área ou até mesmo com a direção da empresa

“Fale mais sobre você.” Eis um pedido que a maioria dos candidatos a vagas de empregos escuta durante uma das etapas mais importantes do processo seletivo: as entrevistas. No plural, porque, dependendo da posição a que concorre, o profissional pode ser entrevistado mais de uma vez: pelo setor de recursos humanos, pelo gestor direto da área ou até mesmo pelo chefe do seu futuro chefe. Para ter um bom desempenho, no entanto, o candidato precisa se preparar de forma diferente, destacando aspectos específicos em cada uma das conversas.


“Na maioria das vezes, a primeira entrevista acontece com um especialista em RH, que tem a missão de checar a ‘aderência’ do profissional com o cargo e também com a cultura da empresa. Durante a conversa, ele pode fazer perguntas mais genéricas, sobre o perfil do candidato, suas experiências anteriores e também sobre a pretensão salarial. É um bate papo que visa compreender o comportamento e as expectativas para a vaga”, explica Karine Camuci, fundadora da Você Empregado, consultoria especializada em recolocação profissional. Segundo a especialista, destacar experiências que demonstrem as qualidades buscadas para a posição e aspectos da própria personalidade são bem-vindos. 

Passada a primeira etapa, a entrevista seguinte, com o gestor direto da área, terá outro intuito: avaliar o perfil técnico do candidato e se ele está apto para enfrentar os desafios específicos da posição em questão. “Para chegar bem preparado para essa conversa, é imprescindível que o profissional demonstre conhecimento técnico sobre a área, dando uma série de exemplos. Aqui, é válido destacar cases de sucesso e explicar o papel que desempenhou em cada um deles. É a hora de enfatizar como almeja entregar os resultados no novo desafio”, esclarece Camuci. 

De acordo com a fundadora da Você Empregado, o candidato ainda pode ser convidado para mais uma entrevista, com a direção da empresa. “Uma pequena parte da conversa será para entender o perfil comportamental, mas com o intuito de identificar se o profissional se adequa aos valores da companhia. Perguntas sobre o mercado, acerca da conjuntura político-econômica e também sobre possíveis cenários futuros para o setor da companhia podem ocorrer”, explica Karine. “O mais importante, contudo, é ser flexível, abordar temas diversos e estar 100% preparado para responder a qualquer questionamento: seja do RH, da gestão da área ou até mesmo da direção da empresa ”, conclui a especialista.

Você Empregado – É uma consultoria de recolocação profissional que presta os serviços de criação, reestruturação e revisão de currículo; revisão de perfil no LinkedIn; preparo e simulação para entrevista de emprego; além de orientação profissional para planejamento, desenvolvimento ou transição de carreira. Com atendimento personalizado, a Você Empregado orienta os serviços para as necessidades individuais de cada cliente.

“A Você Empregado nasceu com o objetivo de ajudar profissionais a se recolocarem no mercado de trabalho. Os conhecimentos que adquiri por meio de muita pesquisa, treinamentos e aplicação na minha própria carreira estão ajudando profissionais das mais diversas áreas a conseguirem um novo emprego. Em um país como o Brasil, no qual os índices de desocupação são indecorosos, vejo o meu trabalho como carregado também de um propósito social”, finaliza Karine Camuci. 

Continue Reading
Publicidade

Copyright ©2014-2020 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados.