Connect with us

Nossa Cidade

10º mutirão contra dengue orienta moradores e limpa terrenos na região do Carlos Lourenço

Agentes de saúde da Prefeitura de Campinas e voluntários realizaram neste sábado, 6 de março, o 10º mutirão contra a dengue em 2024. A ação ocorreu em sete bairros da região do Jardim Carlos Lourenço e recolheu resíduos durante os trabalhos para limpeza e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. O balanço completo da ação será divulgado na próxima segunda-feira, 8 de abril.

Os bairros percorridos foram: Jardim Andorinha, Jardim Itatiaia, Jardim Carlos Lourenço, Jardim New York, Jardim Santa Eudóxia, Jardim São Fernando e Vila Orozimbo Maia, em uma população de 23 mil pessoas. Pelo menos 5 mil imóveis devem ser visitados ao longo do sábado.

A ação envolve 150 servidores da Secretaria Municipal de Saúde, além de 70 voluntários e 15 equipamentos da Secretaria de Serviços Públicos para recolhimento der resíduos. A estimativa é remover ao menos 1.000 toneladas de materiais.

“Nosso intuito é mobilizar a população para que faça sua parte na luta contra o mosquito. O combate à dengue isoladamente pelo poder público não é efetivo. A gente precisa que a população faça aquela checagem semanal, 10 minutinhos por semana, não custa nada, procurar algum foco de água parada”, disse Fausto Marinho, coordenador do Programa de Arboviroses da Secretaria de Saúde.

Antes da ação deste sábado, Campinas promoveu outros nove mutirões, incluindo o 1º da Região Metropolitana (RMC), e participou do Dia D Estadual contra a doença.

Considerando todos os mutirões de 2024, pelo menos 37,5 mil imóveis já foram visitados. A Prefeitura também já registrou nebulização em 37,7 mil imóveis desde janeiro.

Até a última sexta-feira, 5 de abril, a Secretaria de Saúde registrou 41.098 casos confirmados de dengue, com oito mortes.

Como foi o mutirão?

A Administração repetiu a estratégia de usar drones para localizar grandes criadouros do Aedes aegypti como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono. O trabalho foi multisetorial e contou com apoio de profissionais das secretarias de Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social e Trabalho e Renda, além da Guarda, Defesa Civil, Sanasa e Emdec.

Preocupação

Campinas registra pela primeira vez na história a circulação simultânea de três sorotipos da dengue: DEN 1, DEN 2 e DEN 3. Desde o início de outubro ela tem apresentado condições climáticas consideradas ideais para desenvolvimento e proliferação do Aedes. A Saúde também observou aumento de casos confirmados de dengue nas últimas semanas, três mortes pela doença, e projeções indicam a possibilidade de Campinas alcançar o pico da epidemia no mês de abril.

Orientações sobre assistência

A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação. Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.

O que já foi feito

A Secretaria de Saúde informa que desde dezembro de 2023 já colocou em prática uma série de medidas consideradas adicionais, sobre o plano regular de prevenção e combate à dengue, que inclusive começaram a ser copiadas por outros municípios diante do contexto do aumento de casos da doença. O plano inclui Sala de Situação para análise sistemática, reorganização da rede municipal de saúde e novo site para divulgar informações. 

Estatísticas do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) mostram que 80% dos criadouros estão nas residências.

Comitê de prevenção

Desde 2015 a Prefeitura conta com um comitê de prevenção e controle de arboviroses, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa. No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e apoio para as ações da Secretaria de Saúde.

Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com