Connect with us

Nossa Cidade

24ª Semana Cultural Portuguesa em Campinas vai até domingo

 

Abertura do evento foi na noite de segunda-feira, com agenda cultural na Casa de Portugal e presença do vice-prefeito

 

 

A 24ª Semana Cultural Portuguesa foi aberta na noite da última segunda-feira, dia 3 de junho, na Casa de Portugal. O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, participou do evento, que teve música e literatura com a professora Silvia Caetano Silva, acompanhada pelo violão de Luiz Antonio Costalonga. Também foi aberta a exposição “Um olhar por sobre o mar”, uma homenagem ao escritor Fernando Pessoa, do escultor Santos Lopes.

 

 

O vice-prefeito esteve na abertura da Semana, que já é tradicional no município e tem como objetivo divulgar a cultura portuguesa e a contribuição dos portugueses para o município. “Os laços que nos unem, nos fortalecem cada vez mais. Temos hoje uma ligação direta, com dois voos partindo de Campinas para as cidades portuguesas de Lisboa e Porto”, destacou Henrique Magalhães Teixeira.

 

 

“Isso mostra que a relação está cada vez mais fluída e harmoniosa. Campinas se orgulha de sua representativa comunidade portuguesa, que atua na promoção cotidiana da cultura daquele país e também presta relevantes serviços à comunidade campineira”, afirmou. O vice-prefeito estava acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André Von Zuben. 

 

A Casa de Portugal de Campinas foi fundada em março de 1958, pelo jornalista Luso Ventura, com a compra de um velho casarão na rua Ferreira Penteado. O movimento que deu origem à Casa teve início com a publicação do artigo “Onde estão os portugueses?”, de Luso. A ideia principal era criar um ponto de encontro para os imigrantes portugueses, para que se sentissem mais próximos da sua terra natal. As obras para a reforma do local e construção do palácio luso-brasileiro começaram em 1970.

 

 

Semana Portuguesa

 

 

Amanhã, dia 5 de junho, quarta-feira, às 14h, a programação continua com um curso de culinária portuguesa com a chef Maria Isabel. Já em 6 de junho, na quinta-feira, às 20h, a Casa realiza a Noite do Queijo e Vinho. No sábado, dia 8 de junho, o espaço terá uma Festa Junina com culinária típica portuguesa e apresentação do Rancho Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo.

 

 

No domingo, 9 de junho, ocorrerá o encerramento da 24ª Semana Cultural Portuguesa. A programação começa com um ato cívico às 9h, seguido pelas apresentações do “Coral do Bem”, com a Maestrina Aline Tozzo, e do Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Campinas.

 

 

Já às 10h, haverá uma missa na capela do Hospital Real Sociedade Portuguesa de Beneficência, na rua Onze de Agosto, 557.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com