Connect with us

Nossa Cidade

1º dia de retorno às atividades do comércio: avaliação da Administração

1º dia de retorno às atividades do comércio: avaliação da Administração

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, agradeceu durante transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta terça-feira, 9 de junho, o empenho dos lojistas do comércio de rua e dos shoppings por seguir as orientações sanitárias no primeiro dia de atendimento ao público por conta do retorno gradual às atividades nesta segunda-feira, 8, quando também aconteceu uma operação de fiscalização no centro e nos shoppings. 

“As regras de higiene e distanciamento social foram cumpridas. Também distribuímos álcool em gel e máscaras, de forma educativa. Pelo que observamos, mais de 90% das pessoas estavam usando máscaras. E chegamos a mais de 8 mil certificados de Estabelecimento Responsável emitidos, o que oferece mais segurança aos funcionários e consumidores”, disse o prefeito, Jonas Donizette.

Embora no interior das lojas as regras estivessem sendo cumpridas, houve excesso de pessoas no lado externo, na região central da cidade. “Os lojistas se preocuparam com a área interna das lojas e fizeram a parte deles. Por conta disso, conversamos com a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) para ajudar nesse desafio de organizar a área externa, em frente às lojas, num esforço conjunto, para evitar aglomeração”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Alexandra Caprioli. 

Ainda sobre o primeiro dia de fiscalização, não houve nenhum tipo de punição pelas equipes de fiscalização. O objetivo foi conscientizar a população e os proprietários dos estabelecimentos para cumprimento das recomendações de higiene e distanciamento social, como usar máscaras, disponibilizar álcool em gel, entre outras, para o enfrentamento ao novo coronavírus. 

Participaram 100 funcionários, divididos em oito equipes, da Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Vigilância Sanitária, Procon (Proteção e Defesa do Consumidor), e Sanasa. 

“Vamos continuar na força-tarefa com as equipes, os lojistas estão colaborando, mas precisamos que todos colaborem, que tenham consciência”, disse Alexandra Caprioli.

As equipes percorreram 335 estabelecimentos na região central da cidade, distribuíram 1200 máscaras de tecido para a população e 5 mil frascos de 50 ml de álcool em gel. Também visitaram quatro shoppings – Iguatemi, Parque das Bandeiras, Parque d. Pedro e Campinas Shopping, nos quais fizeram 602 vistorias em estabelecimentos. 

O certificado de Declaração de Estabelecimento Responsável está disponível para emissão, gratuitamente, no portal da Prefeitura de Campinas, na página https://covid-19.campinas.sp.gov.br/. Após os dados preenchidos, o responsável pelo estabelecimento pode solicitar a emissão do certificado, que sai na hora.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com