Connect with us

Nossa Cidade

1º Habita Ação ofereceu serviços gratuitos a 2 mil pessoas

Uma parceria inédita entre a Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e o Rotary Club possibilitou a realização do 1º Habita Ação, evento focado na cidadania e na prestação de serviços à comunidade que aconteceu no último sábado, 11 de novembro, na Escola Professor Bernardo Caro, Vila Olímpia, região Norte.

Segundo estimativa dos organizadores, das 9h às 13h, mais duas mil pessoas da própria Vila Olímpia, do Residencial Takanos e da região participaram de diversas atividades as quais governo e sociedade se juntaram para atender à população, com destaque para o voluntariado.

A monitora de educação infantil, Rosemeire Cardoso de Paiva, chegou bem cedo e ficou feliz com o atendimento. “Eu estou com a guarda provisória de uma menina, a Caroline que tem 11 anos, e em todos os lugares que vamos exigem um documento de identidade. Como já estava passando da hora de resolver este problema, aproveitamos essa oportunidade rara de ter o Poupatempo aqui e vamos tirar o RG dela”, disse.

O professor titular da Faculdade de Ciência Médicas da Unicamp, Dr. Li Li Min, disse que um trabalho como esse não tem preço. “Essa atividade é ótima porque você está possibilitando às pessoas que elas tenham acesso à informação de uma maneira simples e honesta. Parcerias com o governo, ongs e as entidades podem prestar serviço e melhorar a vida das pessoas, e o mais legal, é que são ações voluntárias”, completou.

Para o assessor especial da Sehab, Eduardo Nasser, o 1º Habita Ação foi um sucesso. “Este evento foi a cara do social, da nova política que o nosso secretário Rossilho luta para implantar, pois Habitação é muito mais que quatro paredes; como ele mesmo diz somos a casa da habitação e viemos abraçar o bairro todo. Podem ter certeza de que fizemos a diferença na vida de muitas pessoas hoje”, afirmou.

O diretor comercial, administrativo e financeiro da Cohab-Campinas, Valter Greve, disse que a experiência precisa ser repetida com mais frequência. “Muito gratificante o trabalho que a Cohab e a Sehab vêm realizando. Agradeço à equipe de manutenção, assistentes sociais, motoristas, gerentes, coordenadores, assessores técnicos, setor de xerox. Parabenizo a todos por esta iniciativa e já aproveito para anunciar que vamos planejar mais ações deste tipo em outras comunidades, levando prestação de serviços para os adultos e entretenimento para a criançada”, declarou.

De acordo com o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Samuel Rossilho, o evento só teve sucesso por causa do envolvimento de todos. “Quero agradecer de maneira geral a todas as secretarias e a todos os parceiros que tornaram possível este evento. Agradeço também ao prefeito Jonas Donizette por nos dar liberdade para participarmos de um evento deste porte, agradecer ao Nasser que nos trouxe a ideia e, especialmente, aos funcionários da Cohab e da Sehab. Vamos fazer deste ato uma virada na forma de atender as pessoas mostrando que o funcionalismo público, em parceria com a sociedade, valoriza cada vez mais as nossas famílias. Este será o primeiro de muitos eventos”, completou.

Confira a lista de instituições e parceiros que participaram das atividades:

Escola Estadual Bernardo Caro – Escola da Família – Espaço para as Atividades
Rotary E-Club – Orientação Jurídica
Movimento Campinas Rosa – Campanha Prevenção Câncer Mulher
Rotaract/Interact (juventude) – Ações com crianças – Recreação
Oscip Terra das Andorinhas – Testes gratuitos de HIV
Projeto Raça – Apresentação Taekondo
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Projeto Vamos cuidar das nossas crianças – Cine Debate
Cadúnico – Cadastro para Programas Sociais
Universidade Paulista (Unip) – Orientação nutricional
Fundação Feac – Projeto Jovens Reprolatina (Orientação Sexual) e Açúcar para o Algodão Doce
Centro de Saúde San Martin – Torneio de Futebol
Secretaria Municipal de Saúde – Visa Norte – combate às arboviroses – atividades de pinturas – fauna urbana e animais peçonhentos e Máquina para Algodão Doce
Secretaria Municipal de Esportes – Brinquedos infláveis
Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar
Fênix Centro de Formação de Bombeiro Civil – Apresentação de Muay Thai
CTI Renato Archer – Atividades com jovens
Supermercados Pague Menos – Pipoca e saquinhos
Samu – Palestras e apresentação de técnicas de ressuscitação cardiopulmonar
Instituto Embelleze – Cortes de cabelo
Creche Casa da Criança Meimei – Oficinas e recreação
Ecos Bio – Orientação de Reciclagem
Guarda Municipal – Segurança do evento e Apresentação do Canil
Associação de Oftalmologia de Campinas – Exames de vista
Rotary Club – Aferição de pressão arterial
Poupatempo – Emissão de documentos
Voluntários do Residencial Takanos – Organização

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com