Connect with us

Nossa Cidade

2º Passeio Ciclístico Noturno promove deslocamentos seguros nesta 4ª

Destaque da semana de encerramento do movimento Maio Amarelo Campinas 2019, o 2º Passeio Ciclístico Noturno mobiliza a população a pedalar pela mobilidade sustentável e pelos deslocamentos seguros, nesta quarta-feira, 29 de maio A concentração será no Largo do Rosário, a partir das 19h. A inscrição é gratuita e pode ser feita até as 18h do dia 28 de maio, no site da Emdec. 

 

 

 

A organização é fruto de uma parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Rede Anhanguera de Comunicação (Grupo RAC / Correio Popular), com apoio da Avery Dennison, Ceasa, Flash Bike, Guarda Municipal, Setec, Secretaria Municipal de Cultura, Sanasa e grupos de ciclistas do município. O 2º Passeio Ciclístico Noturno carrega o tema “Desacelere! Viva mais”, slogan do Maio Amarelo em 2019. 

 

 

 

“O Passeio Ciclístico coroa a última semana do Maio Amarelo e levanta a bandeira da campanha ‘Desacelere’. Reduza a velocidade ao pedalar, ao dirigir o carro ou motocicleta. E também desacelere a sua vida como um todo, deixe a correria de lado, pois ela leva à desatenção no trânsito. E desatenção gera acidentes”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

 

 

 

A largada do Passeio Ciclístico Noturno está prevista para as 20h e o percurso de 7 km será feito pelas vias Francisco Glicério, Aquidaban, General Marcondes Salgado, Viaduto São Paulo (“Laurão”), José de Souza Campos (Norte-Sul) e Orosimbo Maia, retornando à Francisco Glicério e ao Largo do Rosário na sequência. 

 

 

 

A Emdec programou um esquema especial de trânsito para apoiar a realização do evento. Haverá bloqueios momentâneos nas vias impactadas, operacionalizados por agentes da Mobilidade Urbana. As interdições serão liberadas na medida em que os ciclistas passarem pelas vias. 

 

 

 

Nos minutos anteriores à largada, o acesso à Avenida Francisco Glicério, no trecho a partir da Avenida Dr. Campos Sales até a Rua General Osório, será permitido apenas aos ônibus do transporte público coletivo. Também nesse período, haverá bloqueios na Avenida Francisco Glicério, no entorno do Largo do Rosário. Após a largada, os ciclistas serão direcionados para as faixas de rolamento à esquerda e a avenida será liberada gradualmente. 

 

 

 

Para mais informações sobre os impactos do evento no trânsito, a população conta com o telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”, na opção 1.

 

 

 

Outras ações

 

Até a próxima sexta-feira, 31 de maio, o movimento Maio Amarelo 2019 dá sequência às ações de conscientização sobre a segurança no trânsito. Nesta terça-feira, 28 de maio, a partir das 13h, ocorre a “blitz amarela”, no Aeroporto de Viracopos. Uma abordagem educativa será realizada junto aos motoristas no estacionamento. A ação é realizada pela Emdec em parceria com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. 

 

 

 

Na quinta-feira, 30 de maio, a partir das 12h, ocorre corpo a corpo educativo no cruzamento da Avenida das Amoreiras com a Rua Dr. Cassiano Gonzaga, encerrando a série de ações que buscou conscientizar pedestres em locais com altos índices de atropelamentos. A abordagem é realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros.

 

 

 

As duas últimas blitzes “Álcool e direção. Combinação fatal!” do Maio Amarelo 2019 serão realizadas em bares da região do Cambuí, na quinta-feira; e da região do Parque Industrial, na sexta-feira, sempre a partir das 19h. Educadores da Emdec orientam sobre segurança no trânsito e realizam testes informais com bafômetros, como forma de conscientizar sobre os perigos de dirigir alcoolizado. 

 

 

 

A blitz inclui demonstrações com óculos que simulam a embriaguez, em diferentes dosagens alcoólicas. A atividade de realidade virtual faz com que o público sinta na pele os efeitos nocivos do álcool: comprometimento da visão e coordenação motora, redução do tempo de reação, etc. 

 

 

 

A programação completa pode ser conferida no portal da Emdec, no hotsite emdec.com.br/maioamarelo. O movimento Maio Amarelo – “Desacelere! Viva mais” combate as rotinas frenéticas, incentiva a coexistência harmoniosa no trânsito e fomenta o senso coletivo. Além de promover orientações de segurança no trânsito, a “Desacelere” está alinhada à Campanha Viva, que busca reduzir em no mínimo 15% as mortes por acidentes nas vias municipais.

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com