Connect with us

Cultura & Lazer

9º Fórum Internacional de Educação acontece até amanhã no Expo Dom Pedro

A nova edição do Fórum Internaciona de Educação da Região Metropolitana de Campinas teve início na manhã desta quinta-feira, 17 de agosto. O evento, realizado no Expo Dom Pedro, no Shopping Dom Pedro, é uma parceria da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) e da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e atende à Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Participaram da cerimônia de abertura o secretário estadual de Educação, José Renato Nalini; o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira; a diretora executiva da Fumec, Darci da Silva; a diretora executiva da Agemcamp, Ester Viana; além de autoridades de outros 19 municípios que compõe a RMC. O evento contou com a participação dos alunos do Projeto Primeira Nota, que além do coral fizeram apresentação musical com instrumentos. “Este é um evento que inspira a todos nós a debater a Educação e fazer com que ela dê frutos”, disse o vice-prefeito de Campinas.

“A Educação, assim como a música, precisa ter harmonia. O Brasil passa pela maior crise da sua história e todo o problema passa pela Educação. A Educação é a transformação da realidade”, afirmou o secretário estadual de Educação.

Conceituados palestrantes nacionais e internacionais fizeram exposições sob a temática “Educação”, focando em questões relativas à Educação infantil, Ensino Fundamental, Educação para Jovens e Adultos e Idosos (EJA) e Educação Profissional.

As palestras começaram com o filósofo pernambucano Luiz Felipe Pondé. Em seguida, neste primeiro dia de evento, os mais de 1,5 mil convidados, representando mais de 20 cidades da RMC, prestigiaram exposições do pedagogo português José Francisco Pacheco e da mestre em Linguística Aplicada Ivanilde Moreira.

O Fórum acontece ainda amanhã, dia 18 de agosto, e os desafios da educação continuarão em pauta. O encerramento ficará por conta do filósofo Mário Sérgio Cortella. O objetivo deste encontro é promover a formação continuada e a capacitação de professores, gestores e especialistas de educação dos 20 municípios da RMC.

Serviço
9º Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campinas

Data: 17 e 18 de agosto
Horário: das 9h às 17h
Local: Expo Dom Pedro – Localizada no Shopping Parque D. Pedro, na Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com