Connect with us

Nossa Cidade

A partir desta 2ª, população pode acompanhar on-line cuidado com a cidade

As ações de rotina, de serviços e obras de zeladoria da cidade, executadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) de Campinas, agora podem ser acompanhadas por meio do perfil Zeladoria Campinas, nas redes sociais Facebook/Zeladoria Campinas, e Instagram (@zeladoriacampinas). O serviço passou por uma fase de testes e agora está disponível oficialmente.

A Secretaria de Serviços Públicos (SSP) é a responsável pela limpeza urbana, incluindo coleta de lixo, lavagem de praças, limpeza de boca de lobo, varrição da área central, coleta de descarte irregular. Assume também a manutenção de áreas verdes, nos 25 parques e bosques, além de mais de duas mil praças urbanizadas e áreas não urbanizadas, canteiros e poda e extração de árvores.

A SMSP tem, ainda, na sua agenda de trabalho, o cuidado com as vias de asfalto, realizando tapa-buracos e recapeamento. Já nas vias de terra, responde pelo uso de maquinário e aplicação de material triturado para melhoria do tráfego, além de outros serviços.

Falando do novo serviço à disposição da comunidade, o secretário adjunto de Serviços Públicos, Paulo Camargo, explica que “o dia a dia de trabalho das várias equipes poderá ser acompanhado pela população por meio das redes sociais”. Ele avalia que essa oportunidade mostrará a amplitude do trabalho a cargo da Administração Pública e a multiplicidade de cuidados demandados pelo município, em suas várias áreas, para que Campinas fique segura e bonita.

As 15 Administrações Regionais (ARs) e as seis Subprefeituras dos distritos (Barão Geraldo, Nova Aparecida, Sousas, Joaquim Egídio, Campo Grande e Ouro Verde) também são ligadas à SMSP e contam com equipes e máquinas para manutenção nos bairros.

Outra parceria importante é com o governo do Estado, com quem a Prefeitura mantém um convênio pelo qual reeducandos – detentos do regime semiaberto em fase final de pena – trabalham na manutenção e zeladoria da cidade. Depois de aproximadamente dois anos em suspensão por causa da pandemia de covid-19, em janeiro deste ano a parceria foi retomada, com 500 reeducandos, e mais alguns estão se somando à força-tarefa.

Usina Verde

Um dos destaques da Secretaria de Serviços Públicos, que também estará nas redes sociais, é a Usina Verde de compostagem, que recebe diariamente cerca de cem toneladas de resíduos de poda e extração de árvores, além de lodo de esgoto da Sanasa, e transforma o material em adubo orgânico, verificado e certificado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Esse adubo é utilizado nas áreas verdes de Campinas e em experimentos do IAC. Todo o material deixa de ir para o aterro sanitário, de emitir gás metano, que é poluente, e ainda gera economia de mais de R$ 1 milhão por mês aos cofres públicos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com