Connect with us

Nossa Cidade

Abertas inscrições para mesa-redonda sobre patrimônio cultural e arquivos

A Prefeitura de Campinas realiza no próximo dia 18 de agosto uma mesa-redonda virtual em celebração do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado na véspera, em 17/08. Organizado pelo Arquivo Municipal de Campinas, o evento é gratuito e as inscrições já podem ser realizadas pela internet.

Com o tema “Patrimônio e arquivos: transversalidades e convergências no campo das políticas públicas de memória”, o evento visa refletir sobre a relação entre patrimônio e arquivos e sua contribuição na educação e difusão cultural. Conta com o apoio de outras instituições, como o Arquivo Público de Ouro Preto, o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo e o Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Rio de Janeiro.

O encontro ocorrerá de modo digital, no canal EducArquivo, das 15h às 17h. Haverá emissão de certificado aos participantes. As inscrições podem ser feitas no endereço https://www.even3.com.br/patrimonioearquivos/.

“Acreditamos que, para ter ressonância, ações educativas ou de difusão em arquivos devem ter em conta que, apesar do discurso de que a documentação custodiada diz respeito à preservação da memória de um determinado local e de sua população, isso não corresponde plenamente à realidade. Da mesma maneira que os bens tombados como patrimônio cultural podem comumente ser desconhecidos de grande parcela da população para quem, infelizmente, cultura nunca foi direito básico”, afirma Rita Francisco, especialista da Diretoria de Gestão de Informação e Documentos e Atendimento ao Cidadão do Arquivo Municipal de Campinas.

Participações

A mesa-redonda “Patrimônio e arquivos: transversalidades e convergências no campo das políticas públicas de memória” terá mediação de Josianne Cerasoli, professora doutora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

O encontro on-line contará com a apresentação de temas relacionados. Helenice Afonso de Oliveira, da equipe do Arquivo Público Municipal de Ouro Preto, abordará “Traçando linhas, percorrendo caminhos: A cidade e seu acervo: patrimônio humano e acervo documental”. Já Magda Almada, participante do Mestrado Profissional Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, da Fiocruz, apresentará “O som do patrimônio e seus arquivos”. Do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, Vanessa Lima falará sobre “Educação e Patrimônio: os arquivos como lugares de criação”. 

Serviço

Mesa-redonda on-line “Patrimônio e arquivos: transversalidades e convergências no campo das políticas públicas de memória”

Dia: 18/08

Horário: 15h às 17h

No canal EducArquivo

Inscrições gratuitas no site https://www.even3.com.br/patrimonioearquivos/

Inscrições gratuitas no site https://www.even3.com.br/patrimonioearquivos/

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com