Connect with us

Nossa Cidade

Academia da GM de Campinas forma 46 guardas municipais da região

A Academia da Guarda Municipal de Campinas “Dr Ruyrillo de Magalhães” formou na manhã desta sexta-feira, dia 30 de agosto, uma nova turma de 46 guardas municipais, que vão atuar em quatro municípios do interior paulista. Referência em qualidade na formação, aperfeiçoamento e atualização dos recursos humanos da corporação campineira, a Academia também presta serviços para outras Guardas Municipais.

 

 

A turma diplomada nesta sexta-feira é formada por 22 guardas municipais de Cosmópolis, 22 de Matão, um de Pirassununga e um de Santa Gertrudes. A cerimônia de encerramento foi realizada no ginásio do Colégio São José, em Campinas, e reuniu autoridades das cidades, familiares dos formandos, representantes do Exército e da Polícia Militar.

 

 

O curso de formação foi iniciado em maio deste ano e contou com mais de 600 horas de aulas teóricas e práticas. As matérias do currículo respondem às exigências da Matriz Curricular para Formação de Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

 

 

Durante a cerimônia de formatura, os novos guardas desfilaram e prestaram continência às bandeiras de seus municípios. Também fizeram o tradicional juramento, em que prometem cumprir com honra as funções do cargo de guarda municipal.

 

 

Entre as autoridades presentes, o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança de Campinas, Luiz Augusto Baggio, representou o prefeito Jonas Donizette, ao lado do comandante da Guarda Municipal de Campinas, inspetor Márcio Frizarin, e do diretor da Academia da GM Campinas, inspetor Vanderlei Trabuco. Também prestigiaram a formatura os prefeitos de Matão, Edinardo José Esquitini; de Cosmópolis, José Pivato; e o presidente da Câmara Municipal daquela cidade, Élcio Amâncio; o secretário de Segurança Pública de Pirassununga, Paulo André da Silva Tannús; o secretário de Segurança Pública e Trânsito de Cosmópolis, Carlos Alberto Cavagnini; e o secretário de Segurança de Santa Gertrudes, Heráclito Soares Barbosa.

 

 

Os comandantes das Guardas Municipais de Pirassununga, Anderson Dorival Rossi; de Cosmópolis, Neandro Mazílio Coelho; de Matão, Ezequiel Félix Pereira; e o diretor comandante de Santa Gertrudes, Paulo Figueiredo Andrade, também participaram da solenidade. O presidente do Conseg de Cosmópolis, Helvécio Camargo de Oliveira Júnior, também marcou presença.

 

 

Destaques

 

 

A oradora da turma de formandos foi Juliana Gina Eugênio, da cidade de Matão. A cerimônia teve, ainda, homenagens aos que mais se destacaram durante o curso.

 

 

A solenidade registrou a premiação dos três primeiros colocados do curso de formação, os que alcançaram as notas mais altas nas avaliações. Em 1º lugar, com nota geral 126,71, ficou o formando de Matão, André Luiz Santana Vieira; o segundo lugar, nota geral 124,88, também de Matão, foi Luís Felipe Costa Oliveira; em 3º lugar, nota geral 120,92, ficou Thiago Almendro Serrano, de Cosmópolis.

 

 

Também foram homenageados os formandos que se destacaram nas disciplinas de armamento, munição e tiro, e na prova teórica. O “Melhor Atirador”, categoria “Tiro básico”, foi André Luiz Santana, da cidade de Matão. O melhor na “Prova Teórica”, foi Wilber Eugênio de Carlo, também de Matão, que obteve nota na prova teórica de conhecimentos gerais de 70,5, com 44 acertos de 50 possíveis. A premiação aos que mais se destacaram durante a formação foi entregue pelos instrutores da Academia da GM de Campinas.

 

 

Instrutores da Guarda Municipal de Campinas também receberam homenagens durante a formatura. O agente de Segurança Legislativa, Rodrigo Veiga Rebola, recebeu, em nome dos instrutores, a medalha “Exemplo Pedagógico”. Ele foi responsável por ministrar o módulo de condicionamento físico.

 

 

Formação na Academia

 

 

Por meio de aulas teóricas e práticas, a Academia da Guarda Municipal de Campinas “Dr Ruyrillo de Magalhães” aborda vários conteúdos ligados à profissão. Os objetivos são: capacitar e habilitar os futuros guardas municipais para o exercício dos cargos e funções previstos em suas organizações, visando o desempenho das atividades de Guarda Municipal, por meio dos eixos legal, técnico e ético.

 

 

A formação dos novos guardas enfoca, na parte teórica: instituições e gestão integrada de segurança; conhecimentos jurídicos; conhecimento do espaço urbano local; instruções específicas sobre prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, defesa civil, direção defensiva e operação de trânsito, mediação de conflitos, uso diferenciado da força, operação de controle de distúrbio. Há também o conteúdo prático: comunicação; condicionamento físico; ordem unida; técnicas de defesa pessoal; técnicas operacionais; armamento, munição e tiro.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com