Connect with us

Nossa Cidade

Academia da Guarda Municipal recebe técnicos da Emdec em curso de formação de alunos

O Curso de Formação realizado periodicamente pela Academia da Guarda Municipal (GM) recebeu nesta sexta-feira, 22 de março, o gerente da Divisão de Fiscalização e Operação (DOF) da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Claudionir de Sá; e Marcelo Carpenter, do Departamento de Fiscalização e Operação de Trânsito. Objetivo: informações sobre trânsito e segurança viária. O curso complementa a formação de Guardas Municipais de Campinas e de algumas cidades da região: Indaiatuba, Jaguariúna e Santo Antônio de Posse, através de uma cooperação técnica estabelecida por convênio.

 

Por meio da Academia da GM de Campinas, a Secretaria Municipal de Segurança Pública iniciou, no dia 18 de dezembro, o Curso de Formação para 123 novos guardas municipais, pertencentes não somente à cidade de Campinas.

 

 

No mesmo raciocínio utilizado em cursos de formação anteriores, a Secretaria buscou o apoio de um corpo docente especializado para propiciar uma veiculação de conhecimento com propriedade e experiência repassadas aos novos componentes da GM. Novas vivências que fomentam o aprendizado e a reflexão sob a ótica de diferentes visões e cenários de distintas áreas de atuação acadêmica ou profissional do Guarda Municipal em formação.

 

 

Uma das participantes, Larissa Paes, destacou a importância da participação de mulheres nas forças de segurança. No caso específico da Emdec, “em uma operação de fiscalização, guardas femininas agilizam a abordagem de mulheres no trânsito”, relatou. São poucas, “precisamos de mais mulheres, porque no caso de uma blitz, às vezes só há uma guarda feminina para participar das ações de todas as equipes”.

 

 

No final, são quase quatro meses de treinamento. O curso abrange as matérias exigidas para formação de guardas municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

 

 

O curso complementa a formação e incentiva as novas corporações, mesmo as que já estão na ativa, a “ampliar a força do desejo de prestar um serviço à comunidade. Aqui vocês vão aprender novos caminhos para fazer isso. A Guarda é muito respeitada em nossa cidade e a Emdec realiza uma parceria constante com a GM que é muito produtiva para a população”, destacou Claudionir de Sá.

 

 

“Por isso a segurança pública, que é uma preocupação em todo o Brasil, tendo os prefeitos engajados em colaborar com a formação de suas forças locais, têm dado uma grande colaboração quando apoiam uma melhor formação, através das forças municipais atuando em parcerias com outras esferas”, disse Marcelo Carpenter para enfatizar a parceria entre a Emdec e a GM.

 

 

A aula da Academia da Guarda Municipal foi realizada no Auditório da Base da Guarda Municipal de Campinas, na rua Regente Feijó, no Centro, com a presença de 110 alunos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com