Nossa Cidade
Ações da GM elevam em 545% a apreensão de drogas
As ações de inteligência da Guarda Municipal resultaram em aumento de 545,7% na apreensão de drogas em 2025. Ao longo do ano, mais de 374 quilos de entorpecentes foram retirados de circulação em Campinas. O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 13 de janeiro, pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e considera o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025.
Além das apreensões de drogas, as ações da Guarda Municipal resultaram em 930 prisões, sendo 613 em flagrante e 317 capturas de foragidos da Justiça.
No mesmo período, a GM retirou a circulação de 27 armas de fogo irregulares e recuperou 386 veículos.
Ao todo, foram registradas 68.818 ocorrências, o que demonstra a presença ativa da corporação em ações de patrulhamento, atendimento à população e proteção de espaços públicos.
Na área de prevenção e cuidado com as pessoas, o programa Guarda Amiga da Mulher realizou 6.555 atendimentos a mulheres com medidas protetivas em vigor, reforçando o acompanhamento preventivo e o suporte às vítimas de violência doméstica.
Para o secretário municipal de Segurança Pública, Christiano Biggi, os resultados são reflexo de uma atuação integrada e estratégica.
“Os números demonstram o comprometimento permanente da Guarda Municipal com a proteção da população. O investimento em inteligência, o patrulhamento preventivo e ostensivo e a integração com outras forças de segurança têm permitido agir antes que o crime avance, com resultados concretos para a cidade”, afirmou.
Avanços em relação a 2024
Na comparação com 2024, os indicadores confirmam a evolução do trabalho da corporação. O número de prisões cresceu 3,3%; a apreensão de drogas aumentou mais de seis vezes; o valor de dinheiro apreendido subiu para 17,2% ; a retirada de armas irregulares avançou 28,6% ; e a recuperação de veículos cresceu 38,8% .
O programa Guarda Amiga da Mulher também ampliou seu alcance, com crescimento de 27,4% nos atendimentos, reforçando a política de proteção às vítimas e prevenção da violência.