Connect with us

Hortolândia

Ações de segurança viária reduzem acidentes com ônibus em 41%

Um estudo realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo

Ações-de-segurança-viária-reduzem-acidentes-com-ônibus-em-41.jpg

Estudo aponta queda entre os anos de 2017 e 2018

Um estudo realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, aponta queda de 41% no número de acidentes de trânsito com ônibus nas vias da cidade no período entre 2017 e 2018. Acidentes com motocicletas, bicicletas e automóveis também diminuíram no período. (Confira números abaixo).

A redução, avalia a Secretaria de Mobilidade Urbana, é resultado das ações de segurança viária realizadas pela Prefeitura. Em novembro do ano passado, foram concedidas palestras para cerca de 1.000 motoristas do transporte coletivo que atuam na cidade. A atividade, além de preparar os profissionais para o início da operação dos radares, que se iniciou em janeiro deste ano, abriu espaço para a categoria fazer perguntas e dar sugestões para ampliar a segurança viária no município. 

Desde 2017, a Prefeitura desenvolve ações para ampliar a segurança viária. Além da implantação de radares, é realizado o reforço na sinalização de trânsito em ruas próximas a escolas e nas vias mais movimentadas, trabalho realizado em parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito); instalação de painéis eletrônicos móveis, um na avenida da Emancipação e outro na avenida Santana que exibem, por meio de luzes de LED na cor laranja, mensagens de orientação para motoristas. 

MAIS QUEDA 

De acordo com os dados dos boletins de ocorrências elaborados após os acidentes, ficou constatado que, em um ano, os acidentes com motocicletas registraram queda de 19%; já os acidentes com bicicleta diminuíram 10%; as ocorrências envolvendo automóveis foram 9% menores em 2018 que em 2017. (Veja quadro abaixo).

“Todos os tipos de ações realizadas para diminuir os acidentes de trânsito somam um conjunto muito importante para chegarmos ao nosso objetivo que sempre será preservar cada vez mais vidas e conscientizar os motoristas sobre a responsabilidade de cada um em respeitar as leis de trânsito”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

RADARES

Com os radares em operação, a Prefeitura espera reduzir ainda mais os índices de acidentes. São mais de 38 pontos de fiscalização eletrônica em toda a cidade, instalados em 12 vias, entre elas, as três avenidas com o maior número de acidentes (Santana, Emancipação e Olívio Franceschini). Além da velocidade, em alguns pontos de fiscalização, os radares flagram o avanço do sinal vermelho e a parada dos veículos sobre a faixa de pedestres.

Os aparelhos estão em funcionamento desde o dia 20 de janeiro, após quase seis anos inativos. Os radares foram adotados pela Prefeitura como uma das medidas de segurança para diminuir o número de acidentes de trânsito na cidade e salvar vidas. 

Confira abaixo a relação dos números de acidentes por tipo de veículo em Hortolândia entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018:

                                    2017                            2018

ÔNIBUS                         125                                74

MOTOCICLETA                169                               137

AUTOMÓVEL                   935                               851

BICICLETA                      10                                  9

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com