Connect with us

Nossa Cidade

Ações educativas e de fiscalização são intensificadas no eixo da Av. JBD

Uma série de ações educativas e de reforço da fiscalização de trânsito está sendo realizada pela Secretaria de Transportes (Setransp), por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em todo o eixo da Avenida John Boyd Dunlop. A campanha visa coibir situações de desrespeito às leis de trânsito, ampliar a segurança viária na região e prevenir acidentes.  

Dezesseis pontos do eixo JBD receberão as ações conjuntas até o dia 18 de junho, incluindo estações e terminais, que compõem o Corredor BRT Campo Grande. Para alcançar pedestres e motoristas, as ações acontecem nos horários de pico da manhã, almoço e tarde. As abordagens foram iniciadas nesta quarta-feira, 9 de junho, no Terminal BRT Satélite Íris e no cruzamento da Avenida John Boyd Dunlop (JBD) com a Rua Joaquim Vilac (altura da Praça Santa Catarina).  

O secretário de Transportes, Vinicius Riverete, enfatiza que “o principal objetivo do Poder Público não é a penalidade, mas sim a conscientização da população. As ações da Setransp / Emdec visam disseminar o pensamento de que devemos nos comportar no trânsito de forma a preservar a nossa vida e a do próximo”, diz. 

“O monitoramento permanente realizado pela Emdec aponta que a avenida John Boyd Dunlop vem apresentando alto índice de ocorrências, diretamente ligadas a comportamentos de risco adotados pelos diversos atores da mobilidade”, explica o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva. “Para reverter essa situação, definimos estratégias de intervenção, que têm como base a orientação da população e o reforço na fiscalização”, completa.  

Três agentes da Mobilidade Urbana e dois educadores orientam motoristas, motociclistas e pedestres. As equipes observam condutas de risco e reforçam os comportamentos de prevenção aos acidentes de trânsito. Por conta do protocolo sanitário adotado para prevenir a disseminação do coronavírus, não há entrega de materiais informativos. 

As abordagens dos motoristas têm como foco principal a segurança, por meio do cumprimento da velocidade regulamentada, o uso obrigatório do cinto de segurança, respeito aos semáforos, preferência aos pedestres e a coibição do uso do celular ao volante e conversões proibidas. Além disso, haverá reforço sobre a proibição de circulação nas faixas exclusivas dos Corredores BRT. As duas últimas ações serão voltadas especialmente aos motociclistas.  

Já os pedestres são orientados sobre o uso das faixas de travessia, observando todos os fluxos de tráfego e sobre o acionamento das botoeiras. Nesse eixo, os idosos receberão atenção especial, já que o Caderno de Acidentalidade da Emdec mostrou que, em 2020, 38% das 21 vítimas fatais de atropelamentos eram idosos a partir de 72 anos.  

Confira o cronograma da campanha e os próximos pontos de monitoramento: 

10/06 – Estação BRT Londres e Shopping das Bandeiras  

11/06 – Estação BRT Bandeirantes e Shopping Unimart  

14/06 –  Estações BRT Nova Esperança e Bela Aliança  

15/06 – Estações BRT Jardim Garcia e PUCC-Roseiras 

16/06 – Estação BRT Florence e Av. JBD x Av. Brasília 

17/06 – Estação BRT Rossin e Terminal BRT Campo Grande  

18/06 – Estação BRT Aurélia e Praça da Concórdia  

Após o cumprimento do cronograma inicial, será realizado um balanço dos resultados, que determinará o foco das próximas ações. “No final de maio, iniciamos uma etapa preliminar da campanha, baseada na identificação dos comportamentos de risco. A partir desta observação, traçamos as estratégias educativas, focadas na vigilância e no cuidado necessários para prevenir a acidentalidade neste importante eixo viário”, detalha a gerente de Educação para a Mobilidade da Emdec, Roberta Mantovani.  

Em outra frente de atuação, a Setransp / Emdec realizam o reforço da sinalização de velocidade regulamentada; e a reavaliação dos tempos semafóricos em cruzamentos da Avenida John Boyd Dunlop, visando ampliar a segurança nas travessias de pedestres.  

Intervenção aprovada 

Uma das primeiras intervenções, realizada na altura da Praça Santa Catarina, nesta quarta-feira (09/06), foi aprovada pelos pedestres que transitam pela região da Vila IAPI. A funcionária pública Rosali Couto Teixeira observou que o trecho é palco constante de infrações. “Esse trabalho de conscientizar a população é muito importante. Prevenir os acidentes é um dever de todos, não só do poder público”, disse.  

“Precisamos mudar a cultura do campineiro no trânsito, especialmente em relação à preferência de passagem aos pedestres”, observou Valdirene Constantino, moradora da Vila Aurocan.  

Já Adriana Nucci, moradora da Vila Industrial, destacou a importância da fiscalização constante. “Infelizmente, uma parcela dos motoristas só respeita as normas de trânsito se houver o risco de autuação”, disse.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com