Connect with us

Nossa Cidade

Acompanhe as atividades da Semeia 2021 nesta quarta-feira, 9 de junho

Uma live sobre o programa Reconecta RMC abre a programação da Semeia 2021 – Meio Ambiente de Mãos Dadas Pela Vida – nesta quarta-feira, 9 de junho às 10h, pelo canal da SVDS (Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) no You Tube.

O Programa Reconecta RMC surgiu de uma iniciativa da Prefeitura de Campinas (Plano Municipal do Verde) e visa estabelecer a cooperação entre os 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC) para ações de conservação da fauna e flora e troca de conhecimento técnico. O objetivo é estabelecer uma área de conectividade para promover o desenvolvimento regional mais sustentável, fomentando a conservação da natureza, a manutenção dos processos ecológicos e a prosperidade social, econômica e cultural, assim como o aumento da capacidade de resiliência frente às mudanças climáticas.

O Webinar será transmitido pelo Canal do Youtube da SVDS 

https://youtube.com/c/SecretariadoVerdeCampinas .

Sustentabilidade na Unicamp

A sustentabilidade nos campi da Unicamp é outra atividade prevista na programação da Semeia de hoje, a partir das 10h30, pela Plataforma Meet meet.google.com/hon-jfgo-kky .

No evento, serão apresentadas as ações que a universidade desenvolve  visando alcançar os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável): Plano Diretor da Unicamp, com o planejamento territorial sustentável; Divisão de Meio Ambiente, com as ações na área de arborização dos campi; e Divisão de Água e Energia, com o projeto de Gestão de Água: medição, conscientização e

e controle.

Recursos Hídricos

No período da tarde, a partir das 14h, será realizado o webinar (seminário virtual) Diálogo sobre a Revisão do Plano Municipal de Recursos Hídricos (PMRH).

O encontro tem como objetivo debater as ações propostas pelo PMRH de Campinas, visando colher subsídios para sua revisão de forma participativa e integrada com os demais planos ambientais do Município.

A discussão será moderada pela diretora do Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável da SVDS, Ângela Cruz Guirao, e terá a participação de Rodrigo Sanches Garcia (GAEMA/PCJ), Eduardo Cuoco Léo (Agência PCJ), Pedro Gerhard (Embrapa Meio Ambiente), Rafael Barbieri (WRI Brasil), Geraldo Ribeiro de Andrade Neto (SVDS).

O Webinar será transmitido pelo Canal do Youtube da SVDS 

https://youtube.com/c/SecretariadoVerdeCampinas .

Viagem pelo Museu da Água 

Às 15h, uma live fará a apresentação do Museu Dinâmico da Água da Sanasa.

O Centro de Conhecimento da Água (CCA) é um dos Centros de Educação Ambiental (CEA) previstos no Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA). Está localizado em uma área junto ao Parque das Águas, rodeada de densa arborização urbana e próximo à Floresta Estadual Serra D’Água, permitindo ao visitante experimentar uma atmosfera bucólica encapsulada em uma metrópole como Campinas.

O evento será transmitido pelo Facebook da Sanasa: 

https://www.facebook.com/sanasaoficial .

Geoambiental

Com a live “Geoambiental: como realizar consultas e downloads de informações ambientais”, às 16h30, será apresentado um breve histórico da criação da ferramenta e abordado como utilizar o portal GeoAmbiental, WebGIS da Prefeitura Municipal de Campinas, que permite ao usuário realizar consultas e downloads das informações ambientais do município, como Plano  Ambiental de Recursos Hídricos, plantios do Banco de Áreas Verdes, camadas de nascentes, etc. Todas as informações são publicadas e  desenvolvidas pela SVDS.

A ferramenta tem por objetivo dar maior transparência às informações ambientais do Município e auxiliar o usuário a utilizar essas informações. 

O encontro será conduzido pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia de Informações Ambientais da SVDS, formada pelo geógrafo Leandro Prado Martins Silva, e pelos engenheiros Fernando Gonçalves De Martino e Daniel Prenda de Oliveira Aguiar.

O evento será transmitido pelo canal do youtube da SVDS:

https://youtube.com/c/SecretariadoVerdeCampinas

Cineclube na Escola

Às 19h e às 20h, respectivamente, alunos e professores da EMEF/EJA Padre José Narciso Vieira Ehrenberg e da  EMEJA Nísia Floresta Brasileira Augusta, participam do Programa Cinema e Educação vinculados à  Coordenadoria Setorial de Formação (CSF) da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo desta atividade é promover experiências estéticas e subjetivas com o cinema na escola, possibilitando o diálogo e as reflexões a partir de filmes que fomentam discussões relacionadas à temática socioambiental.

Mulheres Públicas e o Meio Ambiente

Dialogar, se conectar e trocar experiências é o objetivo da live Mulheres Públicas e o Meio Ambiente, a partir das 20h, no Youtube da SVDS, com  mulheres que atuam na área pública de proteção do meio ambiente.

A live será moderado pela jornalista e gestora pública Aline Mendes e pela gestora pública e mestre em e-gov e inovação, Patrícia Florêncio. Ambas são Master em Liderança e Gestão Pública, do CLP – Liderança Pública, ativistas pela igualdade de gênero e cofundadoras da Rede Mulheres Públicas, com olhar atento ao serviço público e seus desafios de gênero. A Rede nasceu do desejo de valorizar mulheres que já são gestoras públicas e motivar outras a assumirem essas posições.

​As integrantes da Rede Mulheres Públicas vão conversar com três mulheres em posição de liderança na gestão ambiental em Campinas nas áreas de planejamento, fiscalização e licenciamento ambiental. O evento será transmitido pelo canal do youtube da SVDS:

https://youtube.com/c/SecretariadoVerdeCampinas .

Fauna Silvestre Urbana

Ainda dentro da programação da Semeia desta quarta, o veterinário do Bosque dos Jequitibás, Douglas Pressoto, conduz nos períodos da manhã e tarde, o curso de capacitação em manejo e resgate de fauna silvestre urbana. O curso é voltado exclusivamente para agentes da Polícia Ambiental de Campinas e representa um importante trabalho de cooperação técnica entre as instituições.

Semeia

Com o tema “O meio ambiente de mãos dadas pela vida”, a Semana do Meio Ambiente oferecerá até o próximo domingo, 13 de junho, uma série de atividades com a finalidade de promover uma reflexão sobre a urgência da mudança de hábitos e da necessidade de ações conjuntas entre sociedade, entidades e governos para garantir a sobrevivência das gerações futuras.

Esta é a 21ª edição da Semana do Meio Ambiente – Semeia, que é realizada em Campinas de forma ininterrupta desde o ano de 2.000. 

Como já é de costume, as atividades são realizadas pela SVDS em parceria com entidades diversas como Sanasa, PUC-Campins, Senac, Unicamp, Mata de Santa Genebra, Bosque dos Jequitibás, Cooperativa de Reciclagem Aliança, Congeapa, Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Organização Mulheres Públicas, Parque das Bandeiras, Assuma Sustentabilidade, Artesano Urbanismo, entre outras.

As secretarias municipais que trabalharam em conjunto com a SVDS são: Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Cultura e Turismo; Desenvolvimento Econômico e Social; Educação; Saúde; e  Serviços Públicos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com