Connect with us

Nossa Cidade

Agentes da Mobilidade Urbana são homenageados em data comemorativa

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, data em que se comemora o Dia do Agente da Mobilidade Urbana, os profissionais da categoria foram homenageados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Um brunch foi oferecido durante as trocas de turno e os “amarelinhos” foram presenteados com porta-cartões para celulares, alusivos à Campanha VIVA, que dissemina o respeito entre todos os usuários das vias públicas, focando especialmente no uso das faixas de pedestres.

 

O secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, abriu a homenagem e destacou a importância da atuação dos agentes da Mobilidade Urbana para que a missão de Preservar Vidas seja cumprida. “Vocês são a imagem da Emdec nas ruas e enfrentam as tensões próprias da função para garantir um trânsito seguro para todos os condutores e pedestres”, destacou. 

 

A série de melhorias adotadas recentemente para qualificar e simplificar a atuação dos agentes também foi destacada pelo secretário. Em maio, houve a renovação da frota da Emdec, totalizando 141 veículos, que beneficiaram principalmente as áreas de Fiscalização e Operação. Em junho, os agentes receberam novos uniformes, na cor “amarela esverdeada”, com padronização adequada à Norma ABNT e alusiva à Campanha VIVA. O próximo lote de uniformes irá compor um estoque para viabilizar reposições imediatas das peças, quando necessário. 

 

Outra inovação implantada recentemente foi a adoção dos talonários eletrônicos pelos “amarelinhos”, que otimizaram procedimentos e diminuíram os custos operacionais na emissão dos autos de infrações. “E já estamos trabalhando para promover, futuramente, a substituição e melhoria dos rádio comunicadores utilizados pelos agentes”, completou Barreiro. 

 

Atualmente, a Emdec conta com o efetivo de 415 agentes da Mobilidade Urbana, atuando nas áreas de Fiscalização e Operação. Entre as funções desempenhadas estão: monitoramento do trânsito e da circulação viária; fiscalização da operação do sistema de transporte público coletivo; aplicação de Autos de Infração de Trânsito e Transporte; suporte em acidentes de trânsito; reprogramação semafórica remota e in loco; sinalização de obras, eventos e interdições. 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com