Connect with us

Nossa Cidade

Alimentação Escolar da Ceasa Campinas capacita cozinheiras

O Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa Campinas, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde desta quinta-feira, 13 de julho, o 11º Treinamento de Capacitação e Aperfeiçoamento de Cozinheiras. Mais de 100 profissionais da Prefeitura de Campinas que atuam na preparação da merenda escolar participaram do evento, realizado no auditório Monsenhor Emílio José Salim, no Campus 2 da PUC-Campinas.

O treinamento contou com uma palestra da professora Rita Ritz, doutora em Qualidade e especialista em desenvolvimento organizacional pela IBE-FGV, sobre motivação profissional e pessoal. As profissionais também tiveram orientações de nutricionistas da Ceasa sobre a correta preparação dos alimentos e técnicas de produção, como o cálculo da quantidade certa de alimentos crus para cada refeição, entre outras.

Nesta primeira etapa, foram capacitadas as cozinheiras da Prefeitura e entidades. No próximo mês, será a vez das profissionais contratadas pela Ceasa Campinas, totalizando cerca de 1.200 participantes. “Essa capacitação é muito importante para a reciclagem das profissionais, garantindo sempre o preparo correto dos alimentos de nossa merenda escolar”, disse a gerente do Departamento de Alimentação Escolar, Júlia Amorim.




Participação

A cozinheira Gislaine Souza da Silva, de 49 anos, estava atenta a cada palavra das palestras. “Todo ano tem esse curso e eu acho muito importante. Cada ano a gente aprende mais, novas técnicas e tem melhorias nas condições de trabalho”, disse Gislaine. Para a também cozinheira Maria José de Azevedo Soares, de 53 anos, o curso de capacitação “sempre tem coisa nova”. “Todo ano eu faço questão de participar. É muito importante para gente”, afirmou.

Alimentação escolar

A Ceasa Campinas é responsável pela operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade e trabalha junto com a Secretaria Municipal de Educação. Na Central funciona um departamento do programa, que elabora o cardápio, faz supervisão nas escolas, a logística, a recepção e o controle de qualidade dos alimentos da merenda, além da entrega nas escolas. No total, são cerca de 265 mil refeições por dia.

O modelo da alimentação escolar em Campinas é uma referência nacional em termos de qualidade – já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar – e por apresentar uma alternativa ao padrão terceirizado, colocando a operacionalização numa Central de Abastecimento pública, com foco na segurança alimentar.



Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com