fbpx

Alunos aprendem sobre música com a Orquestra Sinfônica de Campinas

Até o final deste mês, 6.500 alunos de 46 escolas da rede municipal passarão pelo Teatro Castro Mendes, na Vila Industrial, para ter o primeiro contato ou aprender um pouco mais sobre música clássica com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. As visitas integram a 7ª edição dos Concertos Didáticos.

 

 

 

As apresentações duram cerca de uma hora, com intervenções de um palhaço, interpretado pelo ator Valdo Matos, que, além de fazer rir, explica um pouco sobre a música e o funcionamento da orquestra. O projeto é uma parceria entre as secretarias de Educação e Cultura. A assessora de assuntos culturais da Secretaria de Educação, Rosângela Figueiredo, conta que a iniciativa faz parte do compromisso de “levar música para as escolas, de todas as formas”, ou seja, não só por meio de aulas teóricas e práticas mas, também proporcionando outros contatos com a arte.


 

 

 

Os músicos tocam o repertório “Dominó Sinfónico”, de Adail Fernandes, com regência do maestro Igor Maia, que já se apresentou na Alemanha, Brasil, Espanha, Holanda e Grã-Bretanha. Já a experiência com o palhaço veio da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo e se encaixa com a tradição dos Concertos Didáticos de trazer formas lúdicas de lidar com a música para prender a atenção das crianças e passar um aprendizado maior. Os Concertos começaram a ser apresentados na semana passada.

 

 

 

Além da música, o programa ensina as crianças como se comportar em um teatro, já que para muitas delas esta é a primeira experiência diante de um palco. A aluna Lívia, que tem 5 anos e estuda na creche Cônego Manoel Garcia, no bairro Bonfim, é uma delas. A menina conta a surpresa que teve com o teatro, “eu não achava que o teatro era igual cinema”, disse sobre o tamanho e a diversão do local.