Connect with us

Nossa Cidade

Alunos de arquitetura e urbanismo apresentam projeto social na Sehab

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) recebeu, na manhã da última quinta-feira, 7 de dezembro, a visita de 15 alunos do 2º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp.

 

O grupo apresentou projetos de habitação de interesse social que desenvolveram durante uma disciplina do curso, a partir de uma proposta de parceria entre a secretaria e a universidade. No início do semestre foi apresentado aos alunos o desafio de elaborar um projeto para um terreno na região do Jd. do Lago Continuação, que foi desapropriado para a realização de habitação de interesse social, para reassentar famílias da região do córrego Taubaté.

 

A ideia foi envolver os alunos em uma situação real, para promover uma aproximação da universidade com as práticas do poder público. Os alunos foram instruídos a desenvolver um projeto com pelo menos 320 unidades habitacionais e 30 unidades de comércio, com o desafio de lidar com um terreno que apresenta um expressivo desnível, explorando soluções com diferentes tipologias, ambientes funcionais, áreas para convivência social.

 

O professor doutor Rafael Urano Frajndlich, coordenador associado do curso de Arquitetura e Urbanismo e professor da disciplina, recebeu muito bem a proposta no início do semestre e tratou com os alunos os principais desafios do projeto.

 

“Foi uma grande experiência tratar um caso real; o envolvimento dos alunos materializou-se em propostas muito originais e com possibilidades concretas de implantação. É necessário manter parcerias como esta, entre a universidade e a prefeitura”, completou.

 

A coordenadora de planejamento físico habitacional da Sehab, Taís Herig, levou à universidade essa proposta de envolver os alunos com projetos em andamento na secretaria.

 

“O resultado foi muito positivo, esperamos construir a partir dessa experiência um vínculo permanente com a universidade e expandir as possibilidades que temos de atuação conjunta”, adiantou.

 

 

Para o secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Samuel Rossilho, a cidade vive um novo momento.

 

“Os projetos trouxeram o ímpeto da inovação a partir de ideias e possibilidades que atenderão às equipes de projeto da Sehab e da Cohab-Campinas e, posso garantir, que projetos com boas ideias ajudarão a superar erros do passado”, disse.

 

Rossilho fez ainda uma referência à Lei de Ehis-Cohab que permitirá a aprovação rápida projetos, estimulando o investidor e promovendo segurança jurídica e, no final do encontro, deixou uma importante mensagem aos alunos.

 

“As pessoas, o poder público e as empresas precisam de boas ideias. Como profissionais, vocês terão em Campinas a possibilidade de atuar num ambiente onde a aprovação de projetos voltados à habitação social ocorre com prazos reduzidos”, completou.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com