Connect with us

Sumaré

Alunos dos cursos do Projeto Fortalecer recebem certificados de conclusão do 1° semestre de 2018

 

Sumaré, 04 de julho de 2018

 

Alunos de oito cursos oferecidos gratuitamente por meio do projeto Fortalecer receberam nesta quarta-feira, dia 4, seus certificados de participação nas oficinas de capacitação. O projeto Fortalecer visa o estímulo à inclusão, empreendedorismo social e qualificação profissional, e atendeu neste primeiro semestre a 710 adultos e idosos em situação de vulnerabilidade – atingindo, assim, em apenas seis meses, a meta para o ano todo. Nesta primeira fase, receberam os certificados 161 alunos. Em agosto, será a vez dos demais 549 beneficiados em outros cursos.

A cerimônia ocorreu no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) e, além dos alunos, contou com a participação do secretário de Inclusão Social, Edson Cosme, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Dalben, da presidente do Instituto Bem Querer (organização social executora das oficinas), Vera Lúcia Coltro, do vereador Dirceu Dalben e professores dos cursos.

Os 161 alunos certificados participaram das oficinas Tesouras Mágicas (corte e costura), Fio a Fio (tapetes em crochê), Mundo Virtual (oficina de informática), Pantufas do Bem (confecção de chinelos de quarto), Beabá (alfabetização na terceira idade), Sonharte (oficina de boneca, bordado, crochê e pintura), Arte em Pano (confecção de guardanapos) e Cabelo em Foco (auxiliar de cabeleireiro). Os cursos foram realizados nos quatro Núcleos de Bem Estar Municipal, localizados nos bairros Jardim Bom Retiro, Ipiranga, Ângelo Tomazin e Nova Veneza.

“Eu já sou costureira e as oficinas foram muito importantes para aprender ainda mais. Descobrir coisas novas, técnicas novas e aprimorá-las, me ajudou muito”, comentou Creusa da Silva, que participou dos cursos Tesouras Mágicas e Sonharte.

Já dona Iraci Amorim de Barros realizou um sonho ao participar do curso Beabá. “Aprender a ler era um sonho que estou conseguindo realizar agora. Além de me fazer mais independente, até minha médica disse que estudar está me fazendo bem. Para minha saúde, para minha mente, para minha vida no geral”, comentou ela.

Presidente do Fundo Social, Mara Dalben parabenizou a todos os participantes. “Poder proporcionar cursos como esses era um antigo sonho que foi possível graças à união de todos os parceiros, em especial nosso prefeito Luiz Dalben, que também vê a educação e formação como prioridade. Nós nunca perdemos o conhecimento adquirido, e é por isso que, independente da idade, temos de ter vontade de aprender sempre mais. Temos muito orgulho de vocês. Parabéns pelo esforço e dedicação”, disse ela.

“Esses cursos, totalmente gratuitos, visam oferecer novas oportunidades de geração de renda às famílias da nossa cidade que se encontram em situação de vulnerabilidade, garantindo a todos o acesso a seus direitos e possibilitando que se tornem protagonistas de suas histórias”, completou o secretário de Inclusão, Edson Cosme, também parabenizando os formandos e agradecendo ao empenho de toda a equipe e parceiros na execução do projeto.

“Estamos muito felizes em poder entregar estes certificados e, em breve, também realizaremos a formatura dos alunos que participaram de oficinas esportivas e culturais do projeto Fortalecer, um belíssimo trabalho de inclusão social e promoção da qualidade de vida. São diversas oficinas e, apenas neste primeiro semestre, já conseguimos atender a 710 pessoas, que era a meta prevista inicialmente para todo o ano. Agradecemos a todos que realizam este trabalho e parabenizamos também nossos alunos, sempre muito empenhados e dedicados”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições para as oficinas do 2º semestre já começaram e são realizadas nos CRASs (Centros de Referência em Assistência Social) e no CCTI. Os interessados devem levar documento original com foto e comprovante de endereço. Todas as aulas são gratuitas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com