Connect with us

Nossa Cidade

Aniversário da fazenda Tozan destaca feitos da imigração japonesa

Aniversário da fazenda Tozan destaca feitos da imigração japonesa

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, prestigiou a celebração dos 95 anos da fazenda Tozan em almoço no sábado, dia 12 de novembro, na sede da empresa, no Bosque das Palmeiras, na rodovia Adhemar de Barros. A data oficial da fundação da fazenda é 8 de novembro e uma extensa programação já está sendo preparada para a comemoração do centenário, em 2027.

O prefeito Dário Saadi fez questão de agradecer a recepção proporcionada pelo anfitrião Mauro Fujisawa, diretor-presidente da fazenda, e exaltou a importância da imigração japonesa, representada pela corporação Tozan: “ O Brasil tem o privilégio de ser formado por muitas etnias. Os nossos irmãos do Japão trouxeram, trazem e continuam desenvolvendo o agro, a tecnologia, o conhecimento de um modo geral. Campinas agradece a Tozan pelo modelo de desenvolvimento apresentado nestes 95 anos de fundação”, assegurou o prefeito Dário.

A renomada artista ceramista Hideko Honma e o ex-jogador Careca, que jogou no futebol japonês com a camisa do  Kashiwa Reysol, por quatro anos, também integraram a relação dos convidados que participaram das festividades no espaço de convívio da sede. 

A propriedade, que hoje é a fazenda Tozan, foi adquirida em 1927 por Hisaya Iwasaki, família Iwasaki, fundadora do grupo Mitsubishi. Antes de ser da família, a área, fundada em 1798, se chamava fazenda Ponte Alta. Era parte de uma antiga sesmaria, sistema que legalizava a distribuição de terras para ser utilizada na produção agrícola.

Sob a direção da família Iwasaki, a fazenda se consolidou como ponto de referências aos imigrantes japoneses, na expansão de tecnologia e das atividades, como também passou a ser exemplo de propriedade agrícola modelo, fora do Japão. 

Atualmente, a fazenda Tozan do Brasil tem uma área aproximada de 800 hectares, sendo 300 hectares destinados à plantação de café, com cerca de 1,3 milhão de pés plantados e uma média de produção anual entre 420 a 600 toneladas, fruto também de parceria iniciada com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) desde o início dos trabalhos na área produtiva.

A fazenda Tozan restaurou antigas construções e oferece turismo rural, que inclui visitas monitoradas pela propriedade.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com