Connect with us

Nossa Cidade

Aos 90 anos, Orquestra Sinfônica ganha especial contando a sua história

Na véspera da data de morte do grande compositor Carlos Gomes, a TV Câmara Campinas, orgulhosamente, deu início a uma série de programas em homenagem aos 90 anos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. – OSMC. A série “A nossa Orquestra” conta toda a trajetória da sinfônica campineira, mostrando os primeiros documentos, as dificuldades dos ensaios, o esforço dos músicos para manter a orquestra viva e atuante ao longo dos anos e o trabalho dos regentes que comandaram o conjunto.

 

 

Os programas abordam também o trabalho social desenvolvido pela OSMC, a importância de Carlos Gomes no acervo, a construção da identidade de Campinas com a presença da orquestra. Um capítulo especial fala do processo que culminou no tombamento da Sinfônica como patrimônio imaterial da cidade.

 

 

A Orquestra foi fundada em 1929. O primeiro concerto, ainda sob o nome de Sociedade Symphonica Campineira, aconteceu em 15 de novembro daquele ano, sob a regência de Salvador Bove.

 

 

“Uma orquestra sinfônica é a expressão mais elevada do pensamento do ocidente. Numa sociedade, a sinfônica não é um acessório. É um indicador da qualidade da sociedade e de como ela se relaciona com a cultura, a arte, a música. Se nesses 90 anos a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas tem mantido o alto nível, é porque Campinas tem oferecido alta qualidade de vida a seus cidadãos”, diz o regente titular da OSMC, Victor Hugo Toro.

 

 

A série “A nossa Orquestra”, dividida em dez capítulos, será exibida sempre aos domingos, às 9h30, com reexibição às 21h30. Reprises são inseridas ao longo da programação semanal da TV Câmara Campinas, canal 39.3 da tv digital, canal 4 da NET e canal 9 da Vivo Fibra.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com