Connect with us

Nossa Cidade

Após espera de 40 anos, São Domingos recebe creche própria, com 326 vagas

O prefeito Jonas Donizette inaugurou na manhã desta quinta-feira, 29 de agosto, o Centro de Educação Infantil Bem Querer Pastor Billy Graham, no Jardim São Domingos. É a 14º creche entregue pelo chefe do Executivo à população, desde 2013, quando começou a sua primeira gestão. Nesses últimos anos, foram criadas 8.500 vagas de Educação Infantil para crianças com idades de 0 a 5 anos.

 

 

“Inaugurar uma escola é inaugurar vida na vida das pessoas. Nestes sete anos à frente da Prefeitura, levando em conta o total de creches já construídas, é como se eu entregasse à população uma unidade a cada seis meses. Temos investido muito na educação de nossas crianças”, disse Jonas Donizette, que deve inaugurar mais sete escolas até o final do próximo ano.

 

 

Durante o evento, o prefeito anunciou o “vale-creche”. Ainda em estudo, a medida pretende oferecer um cartão equivalente a uma quantia em dinheiro, que possa ser usado para pagar a mensalidade em uma creche particular. O cartão será destinado às famílias que têm filhos na fila de espera por uma vaga em creche.

 

 

“Não é uma promessa, mas um desejo do meu coração. Esta proposta está em estudo pelo Jurídico e preciso de um aval da Justiça. Estando tudo de acordo, encaminharei este projeto à Câmara de Vereadores”, adiantou o prefeito. Atualmente, o déficit na Educação Infantil, que atende crianças de zero a três anos, é de seis mil vagas.

 

 

Participaram da entrega da creche, ao lado do prefeito, a secretária de Educação, Solange Pelicer, vereadores, lideranças dos bairros da região do Jardim São Domingos e moradores.

 

 

Creche Billy Graham

 

 

A creche Pastor Billy Graham está localizada na mesma rua onde já funcionam a Escola de Ensino Fundamental (Emef) Odila Maia Rocha Brito e o Centro de Educação Infantil (Cei) Verde-Amarelo formando, assim, um complexo educacional.

 

 

A nova unidade era aguardada pela comunidade há pelo menos 40 anos. A creche está instalada num prédio que inicialmente abrigaria um Centro Esportivo/Cultural. Mas, a pedido dos moradores, o espaço foi readequado para abrigar uma creche.

 

 

A nova CEI receberá 326 alunos que moram no Jardim São Domingos, incluindo as que hoje são transportadas para unidades localizadas em outros bairros e as já cadastradas pela Secretaria de Educação e que estão aguardando vagas. As aulas começam na primeira quinzena de setembro.

 

 

Os pais interessados em uma vaga podem procurar qualquer unidade de Educação Infantil da cidade e inscrever a criança.

 

 

Estrutura

 

 

A creche conta com oito salas de aula, banheiros, fraldários e refeitórios infantis, instalados em um prédio totalmente acessível. A unidade tem espaços que serão abertos para as famílias aos finais de semana: área de lazer, teatro, piscina e campo de futebol, reunindo educação, esporte e cultura.

 

 

“Esta escola é mais que uma creche. É um Núcleo da Esperança – um complexo esportivo e cultural – voltado para a população nos finais de semana”, explicou a Secretaria de Educação, Solange Pelicer.  

 

 

Até o final de 2020 serão entregues mais sete creches, somando 1.800 vagas nos seguintes bairros: Jardim São Luiz, Nova Europa, Parque Universitário, Residencial Flávia, Parque das Águas, Jardim Telesp e Jardim Londres.

 

 

Quem foi Billy Graham

 

 

Conhecido como o Pastor das Américas, William Franklin Billy Graham foi um pastor batista norte-americano. Morreu em fevereiro do ano passado, meses antes de completar 100 anos. Era considerado o conselheiro espiritual de vários presidentes norte-americanos.

 

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com