Connect with us

Nossa Cidade

Moradores do Novo Parque recebem matrículas de imóveis

Moradores do Novo Parque recebem matrículas de imóveis

Famílias do Núcleo Residencial Novo Parque, no Distrito do Ouro Verde, recebem nesta sexta-feira, 16 de junho, as matrículas de seus imóveis, encerrando uma espera de mais de 50 anos pela casa própria. No total, são 56 lotes, mais uma matrícula do Parque da Amizade, no distrito do Campo Grande, que foram regularizados pela Secretaria de Habitação (Sehab) e Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab). A cerimônia será no salão da Paróquia Santa Inês, no Jardim Vista Alegre. 

A entrega, assim como outras que serão realizadas neste mês, totalizando mil novas matrículas, marca também o aniversário de 58 anos da Cohab Campinas, comemorado em junho. “A Cohab Campinas é referência no Brasil na regularização fundiária, uma política pública que vai na direção da inclusão social. Essa conquista dos moradores é muito importante. As escrituras trazem o direito de propriedade e a garantia de que ninguém poderá tirá-los de suas casas”, afirmou o secretário de Habitação e presidente da Cohab, Arly de Lara Rômeo. 

Com toda a infraestrutura essencial já instalada: rede de água e esgoto individualizada, energia elétrica e pavimentação, o Novo Parque teve seu processo de regularização iniciado em 1985, ano em que os moradores receberam a concessão de direito real de uso especial para fins de moradia na área, que era pública. Agora, ao receberem a matrícula do imóvel, que é o título de propriedade, emitida pelo cartório de registro de imóveis, os moradores tornam-se oficialmente proprietários, ganham segurança jurídica e podem fazer melhorias, vender ou transferir o bem. 

Moradora do Novo Parque há 40 anos, Benedita Natalina Teixeira é uma das moradoras que recebem a escritura nesta sexta-feira. Natural do Paraná, criou três filhos na casinha construída com muito trabalho, com ajuda de vizinhos e comprando materiais usados. “Viemos com um pinguinho de dinheiro, não tinha documento, nem nada, fizemos uma casinha de telha e cada tijolo foi um banheiro que lavei”, relembra. Atualmente, com os filhos morando fora de casa, Benedita, já avó e bisavó, vive só com o marido, Pedro Teixeira. “Estou muito feliz em receber a escritura, sabendo que tenho um cantinho que posso dizer que é meu”. 

Uma família do Parque da Amizade também receberá seu título de propriedade. A regularização fundiária do Núcleo já foi finalizada pela Cohab. A espera dos residentes foi de mais de 20 anos. São 295 lotes no total, cujas matrículas serão entregues conforme o andamento da titulação. Como a área é de origem privada, recebe inicialmente a matrícula o primeiro morador que já realizou a quitação de compra do lote com o antigo proprietário, processo intermediado pela Cohab. A área também conta com rede de água e esgoto e iluminação. Com a regularização fundiária receberá pavimentação em cerca de três anos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com