Connect with us

Nossa Cidade

Após reivindicação de Dário, SP anuncia mais 60 vagas de hemodiálise em Campinas

O governo de São Paulo confirmou nesta quarta-feira, 27 de março, que a oferta da hemodiálise em Campinas será ampliada com 60 vagas. O anúncio ocorreu após uma reunião na capital paulista entre o prefeito, Dário Saadi, e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, sobre o aumento da demanda por este tipo de assistência na cidade. 

Dário reivindicou ainda aumento de UTIs neonatais e pediátricas na região de Campinas, considerando-se a sazonalidade das doenças respiratórias. Com a chegada do outono, as unidades de saúde começaram a receber crianças com sintomas. Veja abaixo detalhes.

Oferta de hemodiálise

O prefeito foi acompanhado na reunião pelo secretário de Saúde em Campinas, Lair Zambon, e duas medidas foram definidas pelo governo do Estado:

– O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp abrirá 20 vagas de hemodiálise nos próximos dias
– O HC também abrirá um terceiro turno de hemodiálise com outras 40 vagas

Dário e Zambon também pediram a disponibilização de vagas de hemodiálise em hospitais de Mogi Mirim e Itapira para absorver as necessidades de outros municípios da região, o que será analisado.

“Essa reunião foi extremamente importante e com decisões concretas na área da saúde. A ampliação do atendimento na hemodiálise é fundamental para o cuidado desses pacientes e a liberação de leitos que estão sendo ocupados nas unidades de urgência e emergência”, destacou o prefeito.

“O governo Tarcísio de Freitas é um governo de diálogo. Estamos ouvindo as demandas e, juntos, procurando estratégias para estarmos resolvendo os problemas. Até porque o objetivo do Estado e do Município é o mesmo, garantir uma assistência à saúde digna e de qualidade à nossa população. Eu acho que com esse objetivo, com certeza, trabalhando juntos, nós vamos alcançar e superar os problemas que hoje nós temos na região”, afirmou Paiva.

A média mensal de solicitações para hemodiálise era de 15,6 antes da pandemia de covid-19. Já de janeiro a outubro de 2023, este indicador aumentou para 28,5. O SUS Municipal dispõe de 253 cadeiras por meio de convênios com os hospitais PUC-Campinas e Beneficência Portuguesa e todas estão ocupadas.

No entanto, diante deste contexto e para garantir assistência a todos que precisam deste tratamento, a alternativa é a internação no período de espera. Nesta quarta há 18 pacientes nesta situação, sendo quatro deles de fora de Campinas, e há 16 em casa aguardando oferta ambulatorial. A consequência desta limitação é também a pressão por atendimentos em hospitais da Rede Mário Gatti, voltados aos casos de média e alta complexidade.

UTIs neonatal e pediátrica

O prefeito de Campinas também fez outros pedidos ao governo de São Paulo sobre aumento da oferta de leitos de UTI neonatal e de UTI pediátrica para Campinas. Neste caso, as solicitações também serão analisadas pelo secretário estadual de Saúde.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com