Connect with us

Nossa Cidade

Árvores do Bosque dos Jequitibás recebem identificação por QR Code

Em comemoração ao Dia da Árvore neste 21 de setembro, o prefeito Jonas Donizette entregou, na manhã desta quinta-feira, a identificação digital em 100 árvores do Bosque dos Jequitibás, pelo sistema QR Code.

 

“Estamos aqui no Bosque dos Jequitibás em um gesto simbólico para comemorar o Dia da Árvore. Fizemos uma radiografia da arborização na cidade por meio do Plano Municipal do Verde e temos 80 metros quadrados de área verde por habitante, quando o preconizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) é de 12 metros quadrados por habitantes. Sabemos que algumas áreas da cidade têm uma carência e estamos trabalhando para suprir isso”, disse o prefeito Jonas Donizette.

 

As árvores receberam plaquinhas com o código e, por meio do aplicativo QR Code, baixado no celular ou tablet, os visitantes do Bosque podem fazer a leitura digital das espécies e acessar informações como porte, idade, risco de extinção, se tem frutos, flores, entre outros dados da árvore.

 

O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável disse que até o final do ano, Campinas contará com cerca de 160 mil árvores catalogadas com QR Code, destas, cerca de 120 mil já contam com o dispositivo atualmente. O projeto de identificação digital das árvores teve início em maio de 2014.

 

“Neste dia simbólico, estamos entregando a identificação de 100 árvores. Pelo celular, os visitantes do Bosque vão saber todas as informações sobre as árvores”, disse Rogério Menezes.

 

O prefeito destacou que, além da preservação, vem trabalhando para garantir que as áreas verdes sejam espaços de qualidade de vida e lazer para a população. A Secretaria do Verde e a Secretaria de Serviços Públicos vêm fazendo um trabalho conjunto de plantio de árvores em diversas regiões da cidade. No início de 2018, a previsão é chegar a 1 milhão de mudas plantadas desde 2013.

 

Bosque dos Jequitibás

 

Em 2015, o Bosque dos Jequitibás completou 100 anos de aquisição pelo poder púbico municipal. Em fevereiro de 2016, o prefeito Jonas Donizette entregou as obras de revitalização do Bosque dos jequitibás, em evento que marcou o centenário do espaço.

 

Remanescente de Mata Atlântica, com cerca de 10 hectares de extensão e 3 hectares de mata nativa relativamente preservada, é um dos maiores e mais antigos espaços de lazer da cidade de Campinas, visitado anualmente por aproximadamente 1 milhão de pessoas. Conta com várias espécies de plantas cadastradas e zoológico com mais de 300 animais entre aves, répteis e mamíferos. Abriga museus, teatro, parquinho, quiosques e lanchonetes.

 

tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc), o bosque funciona de terça-feira a domingo, das 7 h às 18h. No horário de verão, até às 19 horas.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com