Connect with us

Nossa Cidade

Assinada Ordem de Serviço para 2ª fase do PAC Santa Lúcia

A população acompanhou atenta a assinatura da Ordem de Serviço para início da segunda fase das obras de saneamento integrado na microbacia do córrego Santa Lúcia, o PAC Santa Lúcia. Com o documento assinado pelo prefeito Jonas Donizette neste domingo, dia 28, as obras terão início nos próximos dias. O projeto tem um investimento de 18,7 milhões e beneficia uma população de cerca de 50 mil pessoas.

 

 

 

 

Em sua fala, o prefeito Jonas Donizette ressaltou que a primeira etapa das obras foi realizada com muita qualidade e, desta vez, o investimento é maior ainda com um período de 36 meses para execução e um pagamento feito em partes por medição. “Quanto mais a construtora abreviar, mais rapidamente ela receberá, garantindo que a obra não pare. Essa foi uma demanda do Orçamento Cidadão. As pessoas de Campinas são eleitas por suas regiões e decidem onde será aplicado o orçamento”. 

 

 

 

 

Segundo o conselheiro do Orçamento Cidadão, Luiz Carlos Marino, que falou em nome dos demais representantes, há cerca de 40 anos a população esperava pelas obras. “Este é um dia muito feliz para nós, é muita alegria poder dar continuidade a essa obra que nos traz saúde e resgata nossa dignidade humana”, afirmou. 

 

 

 

 

O evento de assinatura teve a presença do secretário Municipal de Infraestrutura, Pedro Leone – cuja pasta é responsável pelo projeto; do presidente da Sanasa, Arly de Lara Rômeo – autarquia que também é responsável pelo projeto da rede de água e esgoto; além dos secretários de Habitação, Vinícius Riverete; de Relações Institucionais, Wanderley Almeida; do presidente do Camprev, Marionaldo Fernandes Maciel e do diretor do Orçamento Cidadão, Arlindo Dutra. Vereadores do município também participaram do evento. 

 

 

 

 

O projeto será executado pela empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda.

 

 

 

 

Segundo o prefeito, a segunda etapa do PAC Santa Lúcia incluirá  “ 2,5 quilômetros de pavimentação e 1,8 quilômetro de drenagem nos Núcleos Residenciais Vila Palácios e Jardim Yeda 2 e outras vias próximas e marginais do córrego Santa Lúcia. Também serão recapeados 1, 5 quilômetros em vias do entorno do córrego. Nós vamos fazer também rampas (serão 30) de acessibilidade para pessoas com cadeira de rodas e pessoas com mais dificuldade como os idosos”. 

 

 

 

 

As obras incluem 1,2 quilômetro de redes de água e esgoto nos Núcleos Residenciais Vila Palácios e Jardim Yeda 2. O Projeto é da Sanasa e a execução é da empresa contratada.

 

 

 

 

Outra melhoria dentro do PAC é a retificação do córrego. Em 600 metros de extensão serão feitos ajuste da calha e construção de gabiões dos dois lados (muro de arrimo para estabilizar encostas, feito de pedras e arame). Desse total, cerca de 300 metros serão canalizados e fechados.

 

 

 

 

A população também ganhará um parque linear em uma área de 26,1 mil metros quadrados, próximo ao córrego, no qual serão construídos quadra de bocha, quadra de areia, campo de futebol de areia, pista de skate e instalação de parquinho e academia ao ar livre. Também serão plantadas mais de 1700 mudas nas margens do córrego.

 

 

 

Outro destaque são as construções de equipamentos de lazer e esportes nos núcleos residenciais. A população poderá contar com campo de futebol, quadra poliesportiva e pista de skate e instalação de parquinho e academia ao ar livre na área dos Núcleos Residenciais Vila Palácios e Jardim Yeda 2.

 

 

 

Primeira etapa 

 

 

 

 

A primeira fase de obras foi concluída em dezembro de 2018, com um investimento de R$ 12,9 milhões. Nesta etapa foi realizado um conjunto de obras de saneamento que incluiu a canalização de 700 metros do Córrego Santa Lúcia, construídos 1.020 metros de vias marginais do córrego e instalados coletor tronco da rede de esgoto. O projeto também contemplou recapeamento de vias no entorno e construção de 29 rampas de acessibilidade.

 

 

 

 

Realizações na Região

 

 

 

 

O prefeito Jonas Donizette também destacou ações que a administração municipal tem realizado na região como a inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Rubem Alves, no Campos Elíseos; e do Centro de Saúde da Vila Perseu Leite de Barros. O prefeito também citou a pavimentação no Jardim Ipaussurama, urbanização de praças, a inauguração do Parque Municipal Luciano do Vale, na Vila União e as obras do BRT que estão em andamento. Na região também foram entregues as escrituras definitivas de imóveis do Núcleo Residencial Parque Shalon. Jonas Donizette também deu destaque para ações realizadas para as famílias da região do Santa Lúcia: “nós oferecemos cursos de empreendedorismo, em parceria com o Sebrae, oficina de costura e orientações de empregabilidade para ajudar as pessoas”. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com