Nossa Cidade
Assistência Social busca famílias interessadas em participar de projeto de acolhimento

A Prefeitura de Campinas deu início a uma campanha de divulgação para promover o Serviço Família Acolhedora, uma iniciativa destinada a crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos que, devido a situações de violência ou negligência, precisam ser afastados de suas famílias biológicas. A campanha, que se estenderá até o final de dezembro, destaca a importância de oferecer um ambiente familiar acolhedor e personalizado como alternativa ao acolhimento institucional.
“A iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância de construir lares provisórios, que sejam espaços de acolhimento e proteção, garantindo um futuro mais promissor para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
A campanha está sendo veiculada em locais estratégicos da cidade, como pontos de ônibus, relógios de rua, terminais de transporte público e estabelecimentos comerciais. Além disso, as mensagens da campanha aparecem em monitores de elevadores, padarias, restaurantes e academias, atingindo um público diversificado. Ao todo, são mais de 2,2 milhões de exibições previstas até o encerramento da ação. Nas redes sociais, a mobilização segue até 25 de dezembro.
Desde sua criação em Campinas, no ano de 1997, o Serviço Família Acolhedora já atendeu 496 crianças e adolescentes. Atualmente, a cidade conta com duas instituições responsáveis pelo programa: o Sapeca, da Prefeitura, e o ConViver, gerido pela Guardinha. Juntas, essas organizações têm 23 famílias cadastradas, sendo 17 ativas, que acolhem 14 crianças e adolescentes.
A proposta do Família Acolhedora é criar um ambiente comunitário e familiar que favoreça o desenvolvimento integral das crianças, priorizando o acolhimento na primeira infância, conforme o Plano da Primeira Infância Campineira. Durante o período de acolhimento, que pode durar até 18 meses, as crianças recebem cuidado individualizado e atenção às suas necessidades emocionais e sociais.
Como participar
Famílias interessadas em participar podem entrar em contato com o Sapeca pelo telefone (19) 3256-6067 e (19) 99450-9202 ou com o ConViver pelos números (19) 3772-9699 e (19) 99368-1440.
