Connect with us

Nossa Cidade

Astrônomo do Observatório dá dicas para visualização do Cometa Neowise

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini está fechado em razão da pandemia, mas o público pode conferir o Cometa Neowise, o queridinho da vez, que tem sido objeto de curiosidade e encantamento. Quem dá a dica é o astrônomo Júlio Lobo, da equipe do Observatório Jean Nicolini, que nos seus 43 anos de atividade mantém viva na memória a imagem de Cometas emblemáticos, como o Austin, o Halley, o Encke, o Hale Bopp e o Hyakutake, e agora, o Neowise.

“O Cometa, que estava visível apenas para habitantes dos países do Norte, finalmente vai aparecer aqui no Brasil. Para facilitar a observação, estou indicando dois aplicativos que vocês podem baixar em seus celulares para saberem onde e qual o melhor dia e horário para visualizar o Neowise, dependendo de onde estão: o Comet Book e o Sky Safari Astronomy App, ambos disponíveis para Android e iOS”.

Segundo Lobo, será possível observar o Neowise a partir de hoje, sexta-feira, em algumas regiões do Sudeste, já que nos céus do Norte e no Nordeste ele já é observado. “Importante saberem que teremos uma janela de observação até o dia 30 de julho. Depois a forte luz do luar começará a atrapalhar a visualização”, argumenta.

Lobo recomenda a observação em local com o horizonte Noroeste limpo para uma boa visualização. Além disso, indica o uso de binóculo até o dia 30 de julho – “depois disso, é mais indicado a utilização de telescópios com no mínimo 150mm de abertura para observar o Neowise”, diz.

O astrônomo ainda avisa: “Não esperem ter a mesma impressão que foi observada no Hemisfério Norte, já que lá foi visto em melhores condições: a altura em relação ao horizonte e o fato de que antes ele estava se aproximando do Sol (agora está se afastando).

Lembrem-se que vocês vão ver um objeto com bilhões de anos e que vai retornar novamente só daqui a 6.800 anos”, arremata emocionado. E mais: certifiquem-se de procurar locais seguros e sem aglomeração.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com