Connect with us

Indaiatuba

Aula inaugural da Fiec reúne alunos de cursos técnicos na unidade remota em Itu

Foto: Juliana Wolf – Fiec

Na segunda-feira (13), a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, através da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), em parceria com a Prefeitura Itu, realizou na Faculdade de Direiro de Itu –Faditu, a aula inaugural para 130 alunos. Serão ofertadas quatro opções de cursos técnicos gratuitos, com duração máxima de um ano e meio. Os cursos fazem parte do Programa do Ministério da Educação, conhecido como Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que beneficia através do Mediotec, alunos da rede pública do ensino médio.

A unidade remota da Fiec em Itú receberá os cursos de Edificações, Farmácia, Informática e Logística. Os alunos participantes do Programa, recebem o benefício do transporte escolar, lanche, seguro de acidentes pessoais, uniforme e kit escolar composto de apostilas didáticas, mochila, caneta, régua, lápis, estojo e squeeze.

A mesa diretora foi composta pelo prefeito, Nilson Gaspar; pelo superintendente da Fiec, João Neto; pelo prefeito de Itu, Guilherme Gazola; pelo secretário de educação de Itu, Walmir Scaravelli; pelo dirigente regional de ensino, Claudemir Braz de Campos; pela diretora da Fiec, Eliane Geiss e pela gestora da Fiec do Mediotec, Regina Pigatto.

João Neto iniciou a aula inaugural dando as boas-vindas aos alunos e falou da relevância da qualificação profissional através de cursos técnicos para a região, uma vez que isso atrai empresas que buscam profissionais qualificados. Parabenizou os alunos pelo interesse na qualificação profissional. “Vocês estão na melhor idade para cursarem o técnico, sairão duplamente certificados do ensino médio e terão muitas oportunidades profissionais, sucesso a todos” finalizou o superintendente.

O prefeito Nilson Gaspar falou brevemente aos presentes sobre sua vida acadêmica na cidade de Itu e parabenizou os alunos. “Essa oportunidade irá melhorar as suas perspectivas pessoais e profissionais, aproveitem e sucesso”. Gaspar falou ainda que todo investimento em educação reflete positivamente no desenvolvimento das cidades e dos jovens “Indaiatuba foi classificada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) entre as três primeiras cidades com os menores Índices de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, tenho certeza que não será diferente aqui em Itu, vocês e a cidade só tem a ganhar’, finalizou Gaspar.

Para Guilherme Gazzola, prefeito de Itu, a parceria com a Prefeitura de Indaiatuba e a Fiec é de extrema importância para o desenvolvimento da região e para o crescimento dos jovens “Um curso técnico que é concluído junto com o ensino médio é uma ótima oportunidade para vocês, terão emprego, renda e formação. Vocês são a mão de obra qualificada que o mercado espera e isso refletirá positivamente para todos”, encerrou Gazzola.

Na sequência o secretário de educação de Itu, Walmir Scaravelli agradeceu aos prefeitos e a Fiec pela parceria que resultará na formação técnica de 130 jovens. Falou da oportunidade que os jovens terão através dos cursos ofertados. “A empresa tem dificuldade na contratação de mão de obra qualificada e vocês se sobressaem com 80% de chances dos demais em uma colocação no mercado de trabalho já que terão além do ensino médio a qualificação profissional no curso que escolheram, aproveitem e parabéns”, concluiu Scaravelli.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com