Connect with us

Nossa Cidade

Reunião discute novo zoneamento do Polo de Inovação com moradores de Barão Geraldo

Reunião discute novo zoneamento do Polo de Inovação com moradores de Barão Geraldo

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Campinas (Seplurb) realizou uma reunião com os moradores do Distrito de Barão Geraldo para discutir o projeto de lei do novo zoneamento do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) da cidade. A reunião, que contou com a presença de 316 pessoas, teve como objetivo apresentar os temas tratados nas oficinas regionais realizadas anteriormente. A Comissão de Acompanhamento, composta por representantes dos moradores, também participou do processo de discussão.

Durante o encontro, foram abordados temas como o perímetro de abrangência do PIDS, os objetivos e instrumentos urbanísticos previstos no projeto de lei, as propostas para o meio ambiente e a infraestrutura do polo, além do modelo de zoneamento, parcelamento do solo e mobilidade urbana. A equipe da Seplurb realizou breves apresentações sobre cada tema antes de abrir a palavra para os presentes.

Uma das propostas acatadas no projeto de lei foi a limitação de construções de quatro andares na área de ampliação do PIDS. No entanto, foi mantida a decisão de permitir prédios de sete pavimentos na área central do polo, correspondente ao Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp. Atualmente, a lei de uso e ocupação do solo permite prédios de até 12 pisos na região de ampliação do PIDS.

A previsão da Seplurb é realizar uma Audiência Pública sobre a minuta do Projeto de Lei Complementar (PLC) do PIDS no próximo mês, a ser enviada à Câmara até o final do ano. Essa reunião final com a comunidade do distrito está agendada para 19 de agosto.

O processo de discussão conta com a participação popular desde o início. A primeira rodada de oficinas regionais, realizada em março, teve cerca de 300 participantes e 749 contribuições. As dúvidas levantadas foram sistematizadas pela equipe da Seplurb e pela Comissão de Acompanhamento, servindo de ponto de partida para a segunda rodada de oficinas, realizada em maio, que contou com a participação de 195 pessoas e resultou em 384 contribuições.

Para mais informações sobre o PIDS e acesso aos materiais das discussões, a população pode visitar o portal da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Campinas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com