Connect with us

Nossa Cidade

Avanço das obras do BRT motiva bloqueio em trecho da Avenida Ruy Rodriguez

A partir desta terça-feira, 24 de março, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interdita totalmente o tráfego de veículos em trecho da Avenida Ruy Rodriguez, na região dos bairros Jardim Cristina e Chácara São José. 

O fechamento ocorre na pista expressa, no sentido bairro da avenida, no trecho desde a Rua Paulo Machado Moraes até a altura da Rua Igaci; passando pelo atual terminal e pelo Hospital Ouro Verde. A marginal da avenida, no trecho citado, já estava interditada desde agosto de 2019.

Por conta da interdição, a Emdec implanta duplo sentido de circulação na pista expressa sentido Centro. Temporariamente, o trecho impactado terá uma faixa para cada sentido de tráfego. 

A medida é motivada pelo avanço das obras do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde na região. “Trata-se de uma importante etapa das obras de implantação do BRT campineiro, que consiste na finalização da construção do Terminal BRT Ouro Verde”, explica o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Os trabalhos também incluem a colocação do piso rígido (concreto) do Corredor BRT. A expectativa inicial é que os trabalhos se estendam até o final do ano. 

O acesso ao Hospital Ouro Verde será garantido. Na nova dinâmica de circulação, a saída do hospital para acesso ao sentido bairro passa a ser feita na altura do posto de combustíveis. 

Rotas alternativas 

Para os motoristas que não precisam acessar o Hospital Ouro Verde, a Emdec indica rotas alternativas, de forma a evitar a circulação no trecho impactado. Os motoristas que trafegam no sentido Centro – bairro poderão seguir pelas vias Itacuruçá, Charles Muller, Armando Frederico Renganeschi, Rafael Iório, Alaor Corrêa Teles, Igaci, Apiaba, Coacyara e Cairú; chegando ao trecho liberado da Avenida Ruy Rodriguez. 

A mesma rota alternativa também é indicada aos motoristas que trafegam no sentido bairro – Centro, sendo que, após a Rua Charles Muller, é preciso seguir pela Rua Olídio Paes para acessar a Avenida Ruy Rodriguez. 

Para viabilizar as rotas alternativas, a Emdec implanta sentido único de tráfego de veículos em três vias da região, a partir desta terça-feira, 24 de março. São elas: Rua Itacuruçá (no trecho entre as vias Ruy Rodrigues e Charles Muller), Rua Charles Muller (no trecho entre as vias Itacuruçá e Olídio Paes) e Rua Olídio Paes (no trecho entre as vias Charles Muller e Ruy Rodrigues).

Transporte 

A nova dinâmica de tráfego provoca alterações no itinerário de 14 linhas de ônibus municipais, que circulam na região. São elas: 102, 105, 108, 113, 116, 118, 122, 123, 125, 128, 129, 131, 134 e 198. 

O ponto de ônibus que fica na pista sentido bairro da Avenida Ruy Rodriguez, em frente ao Terminal Ouro Verde, será desativado. Neste momento, as paradas ocorrerão dentro do terminal. 

BRT Ouro Verde

A etapa de obras integra o trecho 3 do Lote 4 do Corredor Ouro Verde. O trecho 3 passa pela Avenida Ruy Rodriguez, ligando o Terminal Ouro Verde até o Terminal Vida Nova, com 4,1 km de extensão. 

Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com