Connect with us

Nossa Cidade

Avenida Heitor Penteado terá novas lâmpadas, mais intensas e eficientes

Toda a avenida Heitor Penteado, que circunda o Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), incluindo a Praça Arautos da Paz, terá sua iluminação substituída. O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette na tarde desta terça-feira, 3 de outubro. A troca das luminárias, que demorará cerca de um mês, será feita pela CPFL, com início do trabalho previsto para o próximo mês de novembro.

Além da troca das lâmpadas de luz amarela por brancas, proporcionando mais segurança, vão também ser instalados novos braços de luz, reforçando pontos de iluminação. Nosso trabalho é cada vez mais voltado para melhorar a qualidade de vida da população de Campinas”, disse o prefeito.

Serão trocadas as lâmpadas de 776 pontos no entorno do parque e instalados 23 conjuntos de novos braços de luz em postes já existentes, num total de 799 pontos. As lâmpadas usadas atualmente são de vapor de sódio de 250 watts e serão substituídas por brancas, de vapor metálico, que são mais intensas, eficientes, têm mais luminosidade, consomem menos energia e reduzem os danos ao meio ambiente.

O prefeito Jonas Donizette também apresentou uma relação de bairros da cidade que já receberam ou vão receber, até o final deste ano, melhorias na iluminação pública. São bairros onde já foram ou estão sendo feitas trocas das lâmpadas por outras mais eficientes. A relação contempla, ainda, regiões que passarão por essa substituição ou por reforço na iluminação pública.

Eficiência energética

O investimento, especificamente no entorno de toda a Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz, será de R$ 690 mil por parte da Prefeitura, com recursos oriundos da CIP, a contribuição de iluminação pública. “Nós temos feito um trabalho de eficiência energética e para a redução nos gastos da conta de luz, temos investido em modernizar a iluminação pública da cidade”, lembrou o prefeito.

“Acredito que esse investimento da Prefeitura e o serviço da CPFL trazem mais segurança para as pessoas que frequentam o Taquaral, que gostam de passear e praticar exercícios”, explicou Jonas Donizette. A Lagoa do Taquaral recebe 20 mil visitantes durante a semana e 50 mil aos finais de semana.

Para o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, “a troca da iluminação certamente vai proporcionar mais segurança e maior índice de socialização”. Paulella avalia que o novo investimento “vem coroar todas as benfeitorias que o governo tem feito desde a sua primeira gestão, no Parque Portugal (Taquaral)”.

O secretário citou as melhorias no local: reforma da Caravela; troca de pedalinhos; desassoreamento da Lagoa; instalação de piso intertravado (em andamento); reforma da Concha Acústica; reforma dos bondes. A lista de Paulella inclui ainda a nova academia de musculação; inauguração do Centro de Treinamento de Lutas; inauguração do Museu do Esporte; reabertura do Museu Dinâmico de Ciências; reforma da pista de skate; revitalização dos campos de futebol; instalação de academia para pessoas com deficiência.

Obra sem transtorno

O gerente regional da CPFL, Rodrigo Bianchi, disse que o trabalho na região da Lagoa do Taquaral será feito ‘com o menor transtorno possível para a população”.

Esta é a segunda parceria da Prefeitura de Campinas com a CPFL celebrada neste ano. A primeira foi anunciada em setembro, para melhorar a potência de energia elétrica na região central.

Uma terceira parceria com a CPFL vai contemplar os distritos do Ouro Verde e do Campo Grande. As duas subprefeituras, que já contam com o sistema de serviços do Agiliza, também terão postos de atendimento da CPFL, “o que vai ampliar o acesso e facilitar ainda mais a vida da população que mora nessas regiões”, afirmou Biachi.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com