Connect with us

Nossa Cidade

Balanço atualiza novos dados sobre a dengue em Campinas neste ano

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira, 10 de julho, balanço com novos dados de dengue em Campinas. Entre 1º de janeiro e 9 de julho foram confirmados 3.753 casos de dengue na cidade. Neste ano, uma pessoa morreu em decorrência da doença, no mês de abril.  

A região com maior concentração de casos é a Noroeste, com 1.035 confirmações. Em seguida estão a região Sudoeste, com 1.009; a Norte, com 919; a Leste, com 479; e a Sul, com 311 casos.

A luta contra a dengue exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença por meio do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses. Cada cidadão, porém, precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), 80% dos criadouros estão dentro de casa.

O trabalho contra a dengue realizado pela Prefeitura é ininterrupto. Entre 1º de janeiro e 22 de junho deste ano, 297.627 imóveis foram visitados pelas equipes de Saúde para controle de criadouros. No mesmo período, 154.313 imóveis localizados em áreas de transmissões foram nebulizados.

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água e remover latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

Comitê

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses planeja continuamente as atividades de combate à dengue, ao zika vírus e à chikungunya em Campinas. Participam do comitê 14 secretarias (Secretaria Municipal de Governo; de Saúde; de Educação; de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Recursos Humanos; de Administração; de Comunicação; de Trabalho e Renda; de Esportes e Lazer; de Cultura; de Habitação; de Relações Institucionais, e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos), além da Defesa Civil, do Serviço 156 e da Rede Mário Gatti e da Sanasa.

Para mais informações, acesse o hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br/ para acompanhar o que a Prefeitura de Campinas está fazendo e como você pode colaborar para combater a dengue.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com