Connect with us

Nossa Cidade

Balanço parcial da Operação Chuvas de Verão registra 1.243 ocorrências

A Operação Chuvas de Verão está na reta final e, até o momento, se mostrou exitosa com bom sincronismo entre os órgãos municipais. Entre dezembro de 2023 até o dia 25 de março de 2024, a Defesa Civil registrou 1.243 ocorrências, sendo as principais referentes a queda de árvores e galhos, e alagamentos em imóveis e vias. Os índices pluviométricos ficaram dentro da média, a preocupação do Comitê de Gestão de Risco e Desastres continua sendo a incidência de temporais e vendavais.

O coordenador regional e diretor do Departamento de Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, destacou o êxito da Operação 2023/2024 devido a integração entre os órgãos municipais, Corpo de Bombeiros e CPFL.

“Nós estamos no final da Operação Chuvas de Verão que tem sido bastante exitosa. Não tivemos nenhum óbito e os índices de chuva ficaram dentro da média, porém, a grande preocupação continua sendo os temporais. Essa edição da Operação teve um sincronismo muito bom entre todos os órgãos da Prefeitura e, além disso, a entrada da CPFL no comitê agregou muito”, completou Furtado.

Ainda de acordo com ele, a expectativa é que o radar que será instalado na Unicamp possa ser utilizado durante a próxima Operação Chuvas de Verão. A conquista da implantação desse radar é resultado de um trabalho realizado com a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), com os prefeitos da Região Metropolitana e com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“O radar que será instalado vai proporcionar uma cobertura maior em toda a cidade e região metropolitana. Esse é um grande avanço porque vai possibilitar mais precisão, maior cobertura de monitoramento e, consequentemente, alertas mais precisos. Os radares utilizados atualmente estão localizados no município de Bauru e de Salesópolis”, explicou o diretor.

Além dos membros da Defesa Civil, participaram da reunião do comitê representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Comunicação; Urbanismo; Saúde; Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Educação; Serviços Públicos; Habitação; as empresas municipais Emdec e Sanasa; Corpo de Bombeiros e CPFL Energia.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com