Connect with us

Nossa Cidade

Banco Municipal de Alimentos recebe doações para famílias vulneráveis

O Banco Municipal de Alimentos, programa de Segurança Alimentar da Prefeitura de Campinas está recebendo doações de produtos alimentícios, de higiene pessoal e de limpeza. As contribuições ampliarão a captação de gêneros alimentícios com o intuito de garantir a distribuição desses produtos às entidades socioassistenciais e demais serviços públicos que atendem à população que vive em situação de vulnerabilidade social e risco nutricional.

Ligado à Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH), o Banco de Alimentos, por meio de convênio com a Ceasa Campinas, atua em duas frentes. Uma delas é a captação de alimentos que são doados em eventos culturais e esportivos. A outra frente é o combate ao desperdício de gêneros alimentícios em estabelecimentos fornecedores e produtores de alimentos como as indústrias de alimentos e supermercados. O órgão também operacionaliza a distribuição desses mantimentos à rede pública de serviços.

Com a suspensão da realização de eventos no município devido à pandemia da Covid-19, essas doações foram reduzidas. Para dar continuidade ao trabalho já realizado e ampliar a captação de alimentos, incluindo agora produtos de higiene e de limpeza, a equipe do Departamento de Segurança Alimentar faz um pedido especial à sociedade campineira para atender as mais de 33 mil pessoas nas instituições sociais.

De acordo com o Departamento, o Banco de Alimentos está precisando de doações de produtos não perecíveis como arroz, feijão, macarrão, óleo, e itens de higiene pessoal e limpeza: sabão, sabonete, detergente, água sanitária entre outros.

Os produtos podem ser entregues no Banco de Alimentos, localizado na Ceasa Campinas, o acesso é pela Pista Norte da Rodovia Dom Pedro I, km 140,5, no Jardim Santa Mônica. As pequenas doações podem ser entregues no Universo Pet Center que fica na Rua Barão Geral de Resende, 49, no Botafogo. Mais informações pelo telefone (19) 3746-1000.

Banco de Alimentos de Campinas

Fundado em 2003, o Banco de Alimentos de Campinas recebe produtos que poderiam ser descartados por estarem com validade próxima ou outro risco de desperdício, mas que estão com a qualidade nutricional preservada e aptos para o consumo humano. Os itens coletados são rapidamente distribuídos e consumidos, diante disso, o órgão combate o desperdício de alimentos e assume a responsabilidade dos produtos doados, além de prestar contas ao doador sobre o destino dos mesmos.

Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para 120 entidades assistenciais de Campinas, cadastradas e acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Estas instituições atendem em torno de 33 mil pessoas em situação de risco social: crianças, jovens, desempregados, idosos, pessoas com deficiência, dependentes químicos, entre outros.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com