Connect with us

Nossa Cidade

Biblioteca Central concorre ao Troféu HQMIX, o Oscar dos Quadrinhos

A Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” está na lista dos indicados ao 33º Troféu HQMIX, considerado o Oscar dos Quadrinhos no Brasil. A Biblioteca concorre na categoria Eventos, com o Dia do Quadrinho Nacional na Biblioteca Zink. 

“A indicação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela biblioteca em promover o contato entre público e artistas de história em quadrinhos”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli. 

A premiação abrange 26 categorias ao todo que, na etapa seguinte, irão para votação do júri nacional. Os jurados são mais de dois mil profissionais da área de quadrinhos.

A bibliotecária Suze Elias, da Biblioteca Zink, destacou que “o HQMIX é uma premiação extremamente relevante no cenário nacional. A visibilidade é imensa, é uma grande honra receber a indicação. Lembrando que a atividade sempre foi feita de forma colaborativa, com envolvimento de vários parceiros, escolas de arte da cidade, amantes da nona arte, quadrinistas”.

Suze Elias explicou que a premiação se refere às atividades de 2020, com o tema Distopia. A edição do ano passado contou com apresentação de K-pop, oficina de origami, jogos, sorteios.

A primeira edição do Dia do Quadrinho Nacional na Biblioteca Zink foi realizada em 2013. O evento contou com a participação de quadrinistas de Campinas, RMC, ABC e São Paulo. Entre os participantes, alguns premiados com o próprio HQMIX, Troféu Angelo Agostini, Jabuti e até detentores de prêmios concedidos fora do país.

Sobre o Troféu

A seleção dos indicados ao Troféu HQMIX demandou quatro meses de análise por um júri de especialistas que indicaram o alto grau de talento e qualidade entre os inscritos. A divulgação dos vencedores, após a votação nacional, será no mês de novembro. O evento virtual da entrega dos troféus será dia 27 de novembro, pelas redes sociais do SESC SP.

O troféu HQMIX foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil.

A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação. Desde o início, o apresentador Serginho Groisman tem sido parceiro no processo. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o troféu.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com