Connect with us

Nossa Cidade

Biblioteca Municipal recebe mostra em homenagem a Péricles Maranhão

A Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” abriu a Mostra Péricles Maranhão em homenagem aos 60 anos da morte de um dos mais populares artistas gráficos do Brasil, criador do personagem Amigo da Onça. A exposição vai até o dia 11 de fevereiro.

A Biblioteca apresenta um acervo dedicado ao humor gráfico, com uma coleção de 20 lâminas e páginas originais das revistas O Cruzeiro e a Cigarra, publicadas entre os anos 1943 e 1967, com obras de Péricles Maranhão. As obras faziam parte da coleção do jornalista João Antônio Bürher, que cedeu à Biblioteca Municipal.

O cartunista, assinando como Péricles, criou o personagem Amigo da Onça, publicado na revista “O Cruzeiro” entre 1943 e 1972, que se tornou tão marcante que seu nome virou expressão popular no país usada para descrever amigos pouco leais. A criação gráfica de Maranhão continuou nas páginas da revista mesmo após sua morte. O personagem só deixou de ser publicado quando “O Cruzeiro” chegou ao fim.

Péricles influenciou uma geração de cartunistas, como por exemplo Henfil, com seu personagem Fradim tão sádico, crítico e inconveniente quanto o Amigo da Onça.

Serviço:

Mostra Péricles Maranhão

Onde: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” – Avenida Benjamin Constant, 1633, Centro

Quando: de segunda a sexta, das 9h às 17h

Termina em 11 de fevereiro de 2022.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com