Connect with us

Nossa Cidade

Bibliotecas recebem jogos e contações de histórias no Maio Amarelo

 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a concessionária CCR AutoBAn – empresa que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo – realizarão ações de educação de trânsito nas bibliotecas municipais “Professor Ernesto Manoel Zink”, no Centro (11/05, às 9h30 e 14h), e “Monteiro Lobato”, no Jardim Guanabara (18/05, às 9h e 13h), dentro da programação do movimento Maio Amarelo 2018.

 

 

 

Os educadores da Emdec levarão jogos pedagógicos, e a CCR AutoBAn contações de histórias, feitas pela empresa contratada Ópera Cômica. As atividades serão voltadas a alunos da rede municipal – Ensino Fundamental I na primeira data e Ensino Infantil na sexta-feira seguinte –, mas também estarão abertas ao público em geral, sem necessidade de inscrição.

 

 

 

As bibliotecas são coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura, que organiza os eventos e o transporte dos estudantes junto com a Secretaria Municipal de Educação.

 

 

 

Os jogos pedagógicos incluem jogo da memória e um painel magnético em que são posicionados elementos da mobilidade urbana.

 

 

 

Na contação, o personagem Clown Zé, vestindo figurino com detalhes que remetem ao trânsito, narra uma divertida história que agrega esse tema, promovendo a participação do público. Ao final, distribui gibis e folhetos a respeito.

 

 

 

Maio Amarelo

 

 

O movimento Maio Amarelo (www.maioamarelo.com) visa a preservar a vida no trânsito, por meio de ações articuladas entre poder público e sociedade civil. O endereço eletrônico em Campinas, onde é coordenado pela Emdec, é www.emdec.com.br/maioamarelo.

 

 

 

A iniciativa foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV, www.onsv.org.br), em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, proclamada em março de 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2018, chega à quinta edição, com o tema Nós Somos o Trânsito, hashtag #NósSomosOTrânsito.

 

 

 

O Maio Amarelo se inspira no Outubro Rosa e Novembro Azul, que abordam, respectivamente, o câncer de mama e de próstata. Seu símbolo, o laço, reproduz os de outubro e novembro e também o da luta contra a Aids, mas na cor amarela (de advertência, alerta, atenção).

 

 

 

O movimento envolve órgãos públicos, empresas, instituições de ensino, hospitais, museus, condomínios, clubes, associações e organizações sociais, entre outros, para engajamento e propagação de conhecimento. O objetivo da Emdec neste ano é ampliá-lo no município, atingindo aproximadamente um milhão de pessoas.

 

 

 

Em 2017, as ações em Campinas alcançaram, direta ou indiretamente, cerca de 370 mil cidadãos, através de 83 eventos, com 63 parceiros.

 

 

 

Programação completa

 

A programação do Maio Amarelo Campinas 2018 pode ser acessada em www.emdec.com.br/maioamarelo, na aba “Programação”. Em “Materiais gráficos”, podem ser copiados, compartilhados e/ou impressos diversos materiais, como anúncios, banners, cartazes, faixas, folhetos, jogos pedagógicos, outdoors, panfletos, peças e o vídeo oficial, para adesão e divulgação da campanha.

 

 

 

Ainda dá tempo de participar do movimento. Em “Como participar”, a Emdec publicou um Guia de atividades, com sugestões de ações para empresas e escolas, incluindo propostas pedagógicas, e o manual “Boas práticas de Recursos Humanos para uma mobilidade mais humana e segura”, voltado aos setores de RH, que também traz orientações de segurança para pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros do transporte público.

 

 

 

Para mais informações, contate a Emdec pelo e-mail maioamarelo@emdec.com.br.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com