Connect with us

Nossa Cidade

Bibliotecas terão equipamentos para ajudar deficientes visuais

Bibliotecas do município de Campinas receberão equipamentos com tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual e/ou motora. A autorização de doação de equipamentos para bibliotecas acessíveis foi dada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira, dia 15 de agosto, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. Campinas receberá três kits, que serão retirados pela Secretaria Municipal de Cultura na sexta-feira, dia 18.

A secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira assinou o Termo de Doação dos equipamentos e contou que dois dos kits já têm destino certo: a Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manuel Zink”, no Centro; e a Biblioteca Pública Infantil “Monteiro Lobato”, no Jardim Guanabara. A terceira será definida. “Tornar as bibliotecas acessíveis é proporcionar às pessoas com deficiência a vivência da autonomia da leitura e o acesso ao mundo dos livros. É tornar a cidade mais inclusiva,e fazer com que a integração ocorra de modo natural”, afirmou.

As bibliotecas receberão equipamentos do Kit Tipo 1 (computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador) ou do Kit Tipo 2 (que também terá display e impressora em braile). Para participar do concurso, foi elaborado um projeto de como a frequência de usuários com deficiência poderia ser ampliada nas bibliotecas a partir destas tecnologias.

Na Biblioteca “Prof. Ernesto Manuel Zink”, o kit propiciará um acesso maior às pessoas cegas ou com baixa visão. Além do acervo em braille – há um setor específico para essas obras – essas pessoas poderão ler qualquer obra por meio do scanner leitor de mesa. Segundo Renata Alexsandra da Silva, coordenadora de Bibliotecas, na Secretaria Municipal de Cultura os novos recursos ampliarão o atendimento à população e “permitirão que a equipe da biblioteca tenha também ferramentas para facilitar o trabalho, como a impressora em braille. Os equipamentos ampliarão a acessibilidade nas bibliotecas, agregando novos recursos à Biblioteca Central e ampliando o público infantil que pode ter acesso às obras da Biblioteca Monteiro Lobato”.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com