Connect with us

Sem categoria

BID apresenta Projeto Transformação Digital de Campinas

Projeto transformação digital

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, participou na manhã desta sexta-feira, 14 de dezembro, da apresentação do Projeto Transformação Digital de Campinas, uma iniciativa do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O evento, realizado no auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), contou também com as presenças do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, de representantes de outros órgãos da Prefeitura e de atores do ecossistema de inovação e tecnologia do município. O BID escolheu Campinas para investir neste projeto em razão do potencial da cidade como um dos principais polos tecnológicos e de inovação do País.

O grupo de consultores contratado pelo BID apresentou os resultados de seis meses de pesquisa e mapeamento do ecossistema de inovação e empreendedorismo de Campinas. Os esclarecimentos ficaram sob a responsabilidade do coordenador da equipe, Giancarlo Stefanuto, que destacou os principais desafios e oportunidades para a Transformação Digital de Campinas, com foco em Internet das Coisas (IOT) e Indústria 4.0, visando o desenvolvimento das empresas da região e a melhoria de vida da população de Campinas.

O conceito de Transformação Digital é o efeito global da digitalização na sociedade. A digitalização é o processo de mudança proporcionado pela introdução de tecnologias digitais nos processos produtivos. Dentro deste trabalho para Campinas foram construídas

O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira reforçou que este projeto vai ao encontro dos anseios da Administração Municipal. “Trago um abraço do nosso prefeito Jonas Donizete, uma pessoa que realmente tem essa visão da transformação digital da cidade e tem passado isso cada vez mais a todos nós da Prefeitura. E só temos a agradecer ao BID por ter escolhido Campinas para fazer parte de um projeto com a possibilidade de ser replicado posteriormente em todo o Brasil”, afirmou o vice-prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, André von Zuben, que vem participando desde as primeiras reuniões com o BID, destacou que o projeto converge com o Planejamento Estratégico Campinas Cidade Inteligente, que vem sendo desenvolvido sob a coordenação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. “É importante dizer que isso é fazer política pública de forma correta, com diagnóstico, planejamento e inteligência. Temos a grata satisfação de estarmos sendo desafiados a termos em Campinas o modelo para as demais cidades brasileiras e também para cidades da América Latina que possam se aproveitar desse novo conhecimento”, disse.

O secretário André von Zuben fez um agradecimento especial à Vanderleia Radaelli, especialista do BID que se empenhou para que esta parceria fosse concretizada. A consultora do BID, Maria Luisa Leal, também fez uma segunda apresentação no encontro para falar sobre outra parceria do banco com Campinas, referente a um estudo que busca referências internacionais para o desenvolvimento das empresas do setor.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento é considerado a principal fonte de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina. O BID também realiza pesquisas de vanguarda e oferece assessoria de políticas, assistência técnica e capacitação para clientes do setor público e privado.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com