Connect with us

Nossa Cidade

“Blitz amarela” distribui rosas e orientações de segurança no trânsito

 

Parecia fiscalização. Mas as canetas viravam caules, e os blocos, pétalas. Na ação educativa blitz amarela, lançada quarta-feira, dia 15 de maio, à tarde, pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), os motoristas abordados recebiam rosas amarelas e panfletos com orientações de segurança, na saída do Shopping Prado Boulevard.

 

Um agente da mobilidade urbana direcionava o fluxo, e duas agentes entregavam, além da planta que simboliza calor humano, material da campanha Desacelere! Viva mais. A iniciativa integra a programação do Maio Amarelo Campinas 2019, movimento pela preservação da vida no trânsito.

 

 

Sendo amarelas, as rosas também remetem a advertência e atenção – inclusive aos outros motoristas. “Muitas vezes falta gentileza no trânsito”, analisou o empresário Afonso Vieira, que elogiou a ideia. “Isto acontece, por exemplo, quando um veículo fica numa situação difícil, precisando mudar de faixa, mas ao invés de dar passagem, o indivíduo acelera e dificulta”.

 

Para prevenir conflitos e problemas como o relatado por Afonso, desacelerar é a palavra-chave desse Maio Amarelo em Campinas, bebendo na fonte da Campanha Viva, que dissemina o respeito entre todos os usuários das vias públicas, sejam eles pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas ou motoristas.

 

Para a psicóloga Pamela Costa, também abordada pelas agentes, “as melhorias de conduta estão relacionadas às pessoas, ao respeito”. O comentário vai ao encontro do tema do Maio Amarelo 2018, “Nós somos o trânsito”. E dialoga com o deste ano, “No trânsito, o sentido é a vida”.

 

Já a operadora de caixa Célia Tognato apontou a falta de atenção como desafio ao dirigir: “Precisamos dirigir pelos outros, principalmente motoristas”.

 

Educação transforma o trânsito e poupa vidas

 

 

“As ações educativas da Emdec buscam mudar esse paradigma”, explica o secretário municipal de Transportes e diretor-presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, referindo-se aos comentários dos motoristas abordados. “As rosas distribuídas nesta quarta expressam que os motoristas devem ter senso coletivo, dentro das normas de circulação e conduta. A blitz amarela chega para mostrar como a educação transforma o trânsito”.

 

Foram distribuídas 80 rosas e 80 panfletos, providenciados pelo Prado Boulevard, que divulgou e apoiou a ação.

 

Nos papéis, havia orientações para pedestres. “Não se distraia com o celular, nem use fones de ouvido ao atravessar. Use sempre a faixa de pedestres e o gesto do braço estendido para sinalizar sua travessia”. Já para os motociclistas, as recomendações foram “Use capacete e roupas de proteção. Na moto, use antenas corta-pipa. Não ultrapasse nas curvas, nem circule entre os carros. Não pilote depois de beber. Respeite sempre o semáforo”.

 

 

Os motoristas também foram lembrados com alertas especiais para as situações que enfrentam: “Respeite os limites de velocidade. Não use o celular na direção. Use sempre o cinto de segurança, passageiros também devem usar. Se beber, não dirija”.

 

 

A blitz amarela também vai ocorrer no dia 24 deste mês, uma sexta-feira, das 10h às 16h, no Parque D. Pedro Shopping, e no dia 28, terça-feira, às 13h, no Aeroporto Internacional de Viracopos.

 

Acesse a programação completa do Maio Amarelo Campinas 2019, baixe materiais e saiba como participar em www.emdec.com.br/maioamarelo.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com