Connect with us

Nossa Cidade

Bloqueio parcial nas vias reforça na população importância do isolamento

Campinas teve nesta quarta-feira, dia 6 de maio, pontos estratégicos de grande circulação bloqueados parcialmente. O objetivo é restringir a circulação de veículos na cidade e melhorar o isolamento social. A ação se estende até sexta-feira, dia 8 de maio, em 16 pontos alternados e foi determinada pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, em conjunto com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Guarda Municipal (GM), com o apoio da Polícia Militar (PM) e da Polícia Civil. 

Os bloqueios parciais ocorrem nas vias arteriais, com grande circulação de veículos; e nas principais entradas e saídas do município. São programadas para os horários de maior fluxo. Faixas de rolamento são bloqueadas e os motoristas recebem orientações sobre a importância do deslocamento somente em caso de trabalho ou de extrema necessidade.

Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, na tarde de terça-feira, 5, o prefeito Jonas ressaltou que a ação tem caráter orientativo e não punitivo. “Peço que a pessoa, antes de sair de casa, faça uma reflexão se é preciso; se não for, que fique em casa “, argumentou.

Na manhã desta quarta-feira, os secretários de Transportes, Carlos José Barreiro, e de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, acompanharam o início da operação na Rodovia Dr. Heitor Penteado. “É uma ação com caráter totalmente educativo. Não iremos aplicar multas, somente em casos de desrespeito às Leis de Trânsito”, afirmou Barreiro.

O secretário de Segurança ressaltou a importância da conscientização. “É um trabalho conjunto totalmente educativo sobre a importância, neste momento, do isolamento social”.

Os pontos e horários de bloqueios não serão divulgados para não comprometer a operação.

Flexibilização

De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, as cidades que não atingirem taxa de isolamento de 50% não terão flexibilização na quarentena, a partir da próxima semana. Campinas tem oscilado entre taxas acima de 50% e abaixo, durante a quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com