Connect with us

Nossa Cidade

Bolsistas do Mão Amiga recebem visita de projeto “Re nascer” de Barueri

Os bolsistas do Programa Mão Amiga de Campinas receberam, na última segunda-feira, dia 10 de junho, os participantes do projeto do município de Barueri que, como o campineiro, tem a mesma finalidade, promover a cidadania e a reinserção social das pessoas em situação de rua.

 

 

Esse intercâmbio de informações ocorre porque em março de 2018, gestores da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Barueri, estiveram em Campinas para conhecer o Mão Amiga e implementar programa correspondente em seu município.

 

 

O encontro foi planejado para troca de experiências entre os programas. “Não foi um encontro técnico, preocupado com dados estatísticos e sim, como superamos algumas dificuldades e como avaliamos as potencialidades de cada bolsista”, explicou a gestora do Mão Amiga, Márcia Pantaleão.

 

 

Pela manhã os grupos se encontraram no Salão Vermelho do Paço Municipal onde os dois municípios tiveram oportunidade de relatar suas experiências. Entre outros assuntos, Campinas falou da proximidade com os abrigos. “Nós explicamos como é próxima nossa relação com os abrigos e a necessidade de um acompanhamento mais estreito com os bolsistas”, relatou Márcia.

 

 

Barueri também falou das suas turmas. A gestora do programa “Re nascer”, Valéria Fuji, agradeceu pela ajuda de Campinas para que implantassem o programa lá. “A experiência de vocês nos ajudou muito para implantarmos o ‘Re nascer’. Atualmente estamos formando o segundo grupo com alguns remanescentes da primeira turma”, contou.

 

 

No período da tarde, os participantes visitaram o Viveiro Municipal Shangrilá, da Secretaria de Serviços Públicos, que subsidia com insumos o Programa Mão Amiga. Na sequência, foram até a Fazenda Roseira que atualmente é o campo de atividades práticas dos bolsistas de Campinas.

 

 

Sobre os programas

 

 

O Programa “Parceiros da Cidade: Mão Amiga” foi instituído pela Lei nº 15.137 sancionada pelo Prefeito Jonas Donizette, em 2016. Atualmente está na 4ª turma, com 28 bolsistas, e mais 12 remanescentes da turma 3, em processo de inclusão para empregabilidade, perfazendo 40 bolsistas ativos no Mão Amiga.

 

A turma 4 está em processo de formação em Jardinagem e Paisagismo, com perspectiva de segunda formação na área de construção civil. Das turmas anteriores, 54 pessoas foram certificadas em Jardinagem e Paisagismo e destas, também 10 foram certificados em hidráulica.

 

 

Em Barueri, o programa “Re nascer” foi instituído pela Lei nº 2.604, de 2018, com o nome de Programa Re nascer. Iniciou a primeira turma com 17 participantes em junho de 2018. No momento, estão trabalhando com a segunda turma. Somando os dois grupos contam com 28 bolsistas ativos no programa.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com