Connect with us

Cultura & Lazer

Bolsistas do Parceiros da Cidade – Mão Amiga visitam o MACC nesta terça

Os bolsistas do Programa “Parceiros da Cidade – Mão Amiga” participam, na tarde desta terça-feira, dia 4 de setembro, de uma visita monitorada ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) e à Biblioteca Municipal Professor Ernesto Manuel Zink.

A ideia é proporcionar, além da formação profissional, a formação cidadã dos bolsistas. Desta forma, as secretarias parceiras do Programa desenvolvem atividades relacionadas à sua área de abrangência utilizando os instrumentos disponíveis para valorizar a autoestima dos participantes e levá-los a descobrir outros interesses, sob um olhar mais humanizado e harmônico.

No Macc, os alunos do curso de jardinagem irão visitar a exposição interativa “Água + Forte”, do artista plástico Gilberto Salvador, conhecido por sua ousadia ao manifestar, em obras públicas, sua postura política e reflexões nas questões ambientais. A mostra reúne gravuras em metal de grandes dimensões sobre a temática da água e obras interativas com o público.

Durante a visita à biblioteca, o grupo poderá conhecer o acervo do local e ter acesso aos serviços disponíveis aos cidadãos, como o Programa Juventude Conectada, empréstimo de materiais, os saraus e exposições que ocorrem no local.

Programa

O programa “Parceiros da Cidade – Mão Amiga” tem como objetivo central utilizar a formação profissional e a integração ao mundo do trabalho para promover a cidadania e a reinserção social de pessoas em situação de rua.

O programa é desenvolvido em conjunto, e de forma integrada, pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Segurança Alimentar (SMASA); Educação (SME) via Fumec/ Ceprocamp – Fundação Municipal para Educação Comunitária/ Centro de Educação Profissional de Campinas; Cultura (SMC); Serviços Públicos (SMSP); Saúde (SMS) e Trabalho e Renda (SMTR).

Atualmente, a turma está com 28 alunos que recebem formação teórica e prática na área de jardinagem. As aulas ocorrem na sede da Administração Regional 2 (AR 2), Avenida Norte-Sul, 1600; no Lago do Café, Avenida Doutor Heitor Penteado, 2145; no Parque Taquaral; e no Viveiro Municipal, que fica na Rua Argeu Pires Neto, s/nº, loteamento Xangrilá.

A primeira turma de alunos concluiu a parte teórica em dezembro de 2016 e participa das aulas práticas com o segundo grupo de bolsistas. Todos recebem uma bolsa-auxílio de 277 UFICs (R$ 922,00) ao mês.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com