Connect with us

Nossa Cidade

Bosque reafirma vocação e passa a Centro de Educação Ambiental

O Bosque dos Jequitibás, fragmento da Mata Atlântica em pleno Centro de Campinas, será formalizado nesta quarta-feira, 3 de abril, como o terceiro Centro de Educação Ambiental (CEA) do município. A cerimônia de oficialização do espaço ocorre às 10h, com a presença de alunos da rede pública de ensino, educadores ambientais e autoridades.

 

 

De acordo com a coordenadora de Projetos e Educação Ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Dominique Missio de Faria, a mata localizada no meio urbano propicia oportunidade de contato com a fauna e a flora, permitindo a sensibilização para questões relevantes sobre meio ambiente e conservação.

 

 

Antes, porém, de ser alçado à categoria de CEA, o projeto político pedagógico desenvolvido para o Bosque teve de passar pelo crivo da SVDS, que o analisou segundo as diretrizes da Política Municipal de Educação Ambiental. “As ações socioeducativas nos parques e áreas verdes devem respeitar as potencialidades do local; neste caso, os projetos estão focados nas questões da proteção da fauna e características/preservação da Mata Atlântica”, afirmou. O projeto do CEA Bosque dos Jequitibás é fruto de parceria entre as secretarias municipais de Cultura e de Serviços Públicos.

 

 

Segundo a coordenadora, um dos objetivos do CEA Bosque dos Jequitibás é consolidar o espaço como referência em educação ambiental na região e contribuir para mudanças culturais e sociais. “O Bosque é um dos mais antigos e maiores espaços de lazer de Campinas e recebe mais de um milhão de visitantes por ano, inclusive, visitantes de outras cidades”, diz.

 

 

Centro de Educação Ambiental

 

 

 

Os Centros de Educação Ambiental estão previstos no Plano Municipal de Educação Ambiental, o qual prevê, no mínimo, quatro desses espaços no município. O primeiro deles, na Mata Santa Genebra, foi inaugurado em abril de 2018. O segundo, no Centro de Conhecimento da Água, no Parque Jambeiro, foi inaugurado no último dia 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

 

Cada espaço educativo desenvolve temas de acordo com a sua vocação. A meta é oferecer atividades permanentes sobre meio ambiente, com o objetivo de construir uma cultura de sustentabilidade entre adultos, jovens e crianças, alunos das escolas públicas e particulares.

 

 

A primeira atividade oficial do CEA Bosque dos Jequitibás será realizada no decorrer da cerimônia nesta quarta, 3, em que os alunos da Escola Estadual José Vilagellin Neto farão uma trilha monitorada pelo local.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com