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BRT: nova marginal no Jd. Aurélia será liberada para circulação nesta 3ª

O avanço das obras de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande, na região do Jardim Aurélia, muda a dinâmica de circulação na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), a partir desta terça-feira, 4 de junho. O complemento da marginal, no sentido bairro – Centro, foi concluído e será liberado à circulação de veículos. A liberação viabiliza o avanço das obras na pista expressa da avenida, que ficará totalmente bloqueada, desde o viaduto da Anhanguera até a altura do McDonald’s. Assim como já ocorre no sentido Centro – bairro desde fevereiro, os veículos circularão exclusivamente pela marginal.

 

“A execução do complemento das marginais na JBD é uma reivindicação antiga dos comerciantes desta região, que está sendo atendida pela Administração Municipal no contexto da implantação dos Corredores BRT. A entrega favorece a fluidez na circulação”, explica o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

 

As obras de execução do novo dispositivo foram iniciadas em fevereiro. Com a liberação, a Emdec adotou medidas operacionais de trânsito e transporte para disciplinar a circulação no trecho.

 

O tráfego de veículos será desviado para a marginal, na altura da concessionária Ford Tempo. Além disso, a Emdec bloqueia, em definitivo, a transposição que serve de retorno aos motoristas que trafegam no sentido bairro – Centro e desejam acessar o sentido oposto, com destino ao Shopping Unimart e Rodovia Anhanguera. O retorno a ser bloqueado fica na altura da Avenida Império do Sol Nascente.

 

A partir da nova marginal, os motoristas deverão seguir pela avenida, fazer a conversão para as vias Carlos de Araújo Gobbi e Lucas Pereira de Castro, retornando na nova alça de acesso com destino ao sentido Centro – bairro da avenida JBD.

 

Em função da nova dinâmica de tráfego, a Avenida Carlos de Araújo Gobbi passa a ter sentido único de circulação, no trecho entre as vias José Margarido da Costa e Lucas Pereira de Castro, neste sentido.

 

Os motoristas que estiverem na Vila Aurocan com destino ao Centro deverão seguir da Rua Nísia Augusta Floresta Brasileira para as vias Lucas Pereira de Castro, Dr. Horácio Freitas Montenegro e José Margarido da Costa, até alcançar a Avenida JBD. Para acessar o sentido bairro, deverão seguir pela Rua Lucas Pereira de Castro e cumprir o retorno na nova alça. Já o fluxo de veículos vindo da Avenida Império do Sol Nascente permanece acessando os dois sentidos da Avenida JBD.

 

Em razão da nova dinâmica de trânsito, o ponto de ônibus localizado em frente ao McDonald’s será transferido para a via marginal. A alteração impacta as seguintes linhas do transporte público coletivo: 116; 134; 210; 211; 212; 220; 221; 222; 223; 224; 229; 230; 231; 240; 241; 249; 289; e 307. Também haverá alteração no itinerário da linha 242 (Jardim Miranda), que passa a fazer o retorno na nova alça de acesso com destino à Avenida Império do Sol Nascente.

 

A região recebe a devida sinalização viária. Agentes da Mobilidade Urbana circulam pelos trechos em obras, monitorando o trânsito e auxiliando na segurança e fluidez da circulação viária. Também orientam os usuários do transporte público coletivo. A população pode esclarecer dúvidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.

 

Obras

 

Os trabalhos na região do Jardim Aurélia foram iniciados em fevereiro deste ano, no trecho desde o viaduto da Rodovia Anhanguera até a Rua Lucas Pereira de Castro. Desde então, o tráfego de veículos foi desviado da pista expressa para as marginais da avenida.

 

As obras consistem na execução do pavimento de concreto que servirá aos veículos BRT, além da construção de uma passagem inferior e da Estação Jardim Aurélia. A região terá 10 faixas de rolamento: duas por sentido nas pistas expressas, duas por sentido nas marginais e uma por sentido para os veículos do BRT.

 

BRT Campo Grande

 

As obras do Corredor Campo Grande na região do Jardim Aurélia integram o Lote 2, Trecho 2, da implantação do BRT, que vai da Vila Aurocan até o viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes, com 5 km de extensão. A responsável pela execução das obras é a empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio.

 

O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida JBD, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.

 

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