Connect with us

Nossa Cidade

BYD inaugura Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Campinas

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da inauguração do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da BYD Energy. O evento, na manhã desta sexta-feira, 15 de dezembro, reuniu autoridades do governo municipal, estadual e federal. O Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da BYD é o primeiro da América Latina a estudar todo o ciclo para a produção dos módulos fotovoltaicos.
 
Essa iniciativa comprova que o Brasil tem potencial para ser autossuficiente na produção de módulos fotovoltaicos, aliado ao fato do País ter sido o terceiro maior exportador de silício do mundo em 2022, a principal matéria-prima para a fabricação de painéis solares.
 
Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância de ter uma empresa como a BYD, que é referência mundial em transformação de energia limpa, no município. "A inauguração desse Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o aperfeiçoamento de painéis fotovoltaicos é de fundamental importância. Nós só vamos enfrentar as mudanças climáticas com uma energia limpa, com painéis fotovoltaicos eficientes, com a eletrificação da frota, tanto de ônibus quanto de veículos. Só assim nós poderemos minimizar os efeitos das mudanças climáticas que enfrentamos", destacou.
 
Outra questão comentada pelo prefeito diz respeito às parcerias com os insituições de pesquisa da cidade como a Unicamp, o CTI Renato Archer e com o Instituto Eldorado. "Isso mostra que o ecossistema de inovação de Campinas é fundamental para atrair investimentos e empresas do nível da BYD. E para ajudar o mundo nessa busca por uma energia mais limpa, mais sustentável e um meio ambiente mais amigável para todos nós", concluiu Saadi.
 
Com o novo laboratório, a BYD chega a R$ 65 milhões em investimentos em pesquisa e desenvolvimento no Brasil. A iniciativa é um reforço do compromisso da BYD em não só trazer suas principais soluções para o mercado brasileiro, mas também fazer toda a execução no desenvolvimento das tecnologias fortalecendo a produção em território nacional.
 
O vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, falou do momento especial, para o Estado de São Paulo de trabalhar do silício ao fotovoltaico. "Essa é mais uma oportunidade da BYD deixar sua marca, mostrando a importância de nacionalizar as suas soluções. E o nosso Estado tem incentivado muito o desenvolvimento dessa transição energética. Com a inaguração desse laboratório, mais uma vez, vemos a importância de unir o poder público, as empresas, os institutos de pesquisa para construir melhores soluções para as cidades", colocou.
 
Além do prefeito Dário Saadi e do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, o evento também contou com a presença o secretário nacional do Meio Ambiente, Adalberto Maluf; da vice-presidente mundial da BYD, Stella Li; do cônsul da China, Yu Peng; do reitor da Unicamp, Antonio José Meireles; e da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com